Ultimas Notícias

Etapa preparatória da CONAPE acontece nos dias 27 e 28, em Palmas

CONAPE Tocantins

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) convida para a primeira etapa preparatória da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) no Tocantins, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro. A abertura do evento será às 8h, do dia 27, no Victória Plaza Hotel, em Palmas.
A segunda etapa preparatória deve acontecer em Tocantinópolis, nos dias 24 e 25 de novembro de 2017. A data da conferência estadual ainda será definida.

Entenda:
O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) convoca a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE). A CNTE faz parte desse Fórum e convoca todos os segmentos e setores públicos e privados da educação básica, profissional e superior para fortalecer as ações do FNPE.

A Conferência tem os objetivos de monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do PNE, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação.

Acesse o Documento de Referência aprovado pelas entidades do FNPE, que apresenta um balanço crítico da política educacional brasileira, nos oito eixos aprovados, ainda em 2016, pelas entidades, e que, constam na Portaria de lançamento da CONAE 2018. Este documento deverá ser objeto de amplo debate para uma avaliação profunda sobre o impacto de medidas recentes como a Reforma do Ensino Médio e a imposição de restrições orçamentárias nos direitos do povo brasileiro à educação.
A orientação do FNPE é pela realização de(a):

- Conferências municipais e/ou intermunicipais em 2017.
- Conferências estaduais até março de 2018,
- CONAPE nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2018.

Os Fóruns Estaduais de Educação, Fórum Distrital de Educação e Fóruns Municipais de Educação devem se manifestar pela adesão a este grande movimento de defesa da gestão democrática da educação pública.