Ultimas Notícias

SINTET anuncia consulta pública para diretor de escola em Miracema

O Sintet Regional de Miracema anuncia à categoria mais uma conquista da pauta de reivindicações dos/as trabalhadores/as em Educação. A Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza no próximo dia 12 de dezembro de 2017, a votação do Processo de Consulta Pública para Escolha de Diretores Escolares no âmbito da Rede Pública Municipal, com participação da comunidade escolar.

A reivindicação da eleição para diretor de escola é uma luta antiga do Sintet contra as ingerências políticas no âmbito escolar. “Mais que uma luta, consideramos a eleição pra diretor de escola como uma verdadeira batalha contra os executivos estadual e municipais, e principalmente contra os representantes no legislativo, que evitam a todo custo o processo de eleição democrática de diretor de escola para não abrir mão dos seus colégios eleitorais”, disse Iata Anderson Vilarinho, presidente do Sintet Regional de Miracema.


“Para nós trabalhadores/as da Educação, a escolha através de um processo democrático, com participação da comunidade escolar é sem dúvida uma das nossas grandes conquistas”, afirmou Iata Anderson.


Sobre a Consulta Pública

A Consulta Pública é regida por edital, sob a responsabilidade da SEMED, por meio de uma comissão paritária, como reivindica o sindicato, sendo formada por três representantes da gestão municipal e três representantes dos trabalhadores. O processo de escolha se dará por meio de consulta direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada participante cadastrado, considerado único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração. O mandato será de dois anos, permitida uma reeleição. O resultado final será divulgado no dia 19.