Ultimas Notícias

Sintet delibera por não manifestar apoio aos candidatos nas eleições suplementar

A diretoria executiva e presidentes das regionais do Sintet estiveram reunidos em Palmas, nesta terça-feira, 5 de junho, para discutir e avaliar a conjuntura política estadual e outros informes.

Ficou estabelecido que nenhum diretor deve manifestar apoio em nome do Sintet, a nenhum dos candidatos a governador, no segundo turno das eleições suplementar do Tocantins.

Será protocolizada a plataforma de reivindicações dos/as trabalhadores/as em educação aos candidatos ao governo, para que estes tenham conhecimento da pauta da Educação. Junto a plataforma será anexa o resultado da enquete realizada no site do Sintet, que trata das reivindicações prioritárias para a categoria.

Aos diretores que disponibilizaram seus nomes para pleitear candidatura ao legislativo estadual e federal foi orientado para que se atentem ao prazo de licenciamento dos cargos. Os diretores da executiva, Jesulê Guida e Silvinia Pires, a presidente da regional de Augustinópolis, Coracy de Paula e o presidente do Sintet, José Roque Santiago apresentaram interesse em disputar uma vaga ao legislativo estadual e/ou federal. O presidente da Regional de Tocantinópolis, Cleber Borges de Morais, que anteriormente havia manifestado interesse na candidatura ao legislativo estadual retirou seu nome da disputa.

Aos filiados/as, na condição de entidade atuante da sociedade civil, o Sintet orienta os/as trabalhadores/as em educação a não apenas não votem contra qualquer retrocesso nas políticas sociais do país, mas, sobretudo, a atuarem como formadores/as de opinião junto aos jovens e adultos (eleitores) que frequentam as escolas públicas, promovendo debates sobre as plataformas, os interesses de classe e a conduta de cada candidato.

Também foi deliberado pela permanência do presidente da Regional de Gurupi, João Batista Pinto à frente da Regional. Ficou estabelecido que será agendada uma reunião entre o presidente José Roque e a diretoria regional para novas deliberações.