Ultimas Notícias

Sintet se reúne com prefeito Laurez, faz acordo sobre data-base e propõe escalonamento para progressões

Diretores (as) do Sintet Regional de Gurupi estiveram reunidas nesta terça-feira (15/10), com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para tratar do reajuste da data-base, para quem tem graduação, também sobre o cumprimento das progressões horizontal e vertical (as últimas progressões foram concedidas em 2015).

Na reunião, ficou acordado que a partir de 2020, a gestão vai pagar a data-base com o reajuste do Piso para professores graduados, já quanto as progressões, no primeiro momento, o prefeito disse que não iria pagar, porém a direção do Sintet, presente na reunião, sugeriu para o prefeito cumprir as progressões gradativamente, de forma escalonada. (Ex: para os professores que estão próximos a se aposentar, os mais velhos, se tiver por exemplo 200 para progredir, que sejam garantidos para 30, depois mais 30 e assim vai contemplando a todos). A princípio, o gestor avaliou como positiva a sugestão, ficando acordado que o Sintet vai fazer um estudo sobre a quantidade de professores que estão aptos a progredir, e também sobre a quantidade de professores que estão próximos da aposentaria.

Para o Sintet, a valorização dos professores passa a ser garantida a partir do cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério, e essa é umas das principais bandeiras da luta sindical, que o PCCR seja respeitado, para a verdadeira efetivação da valorização na carreira. “Avaliamos a reunião como positiva, uma vez que estamos sendo recebidos e temos a oportunidade de dialogar, de apresentar nossas demandas e sugerir propostas resolutivas. Precisamos acreditar que a negociação depende do diálogo, que precisamos ser resistentes diante da luta”, disse a presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina.