Ultimas Notícias

Sintet recebe homenagem da Câmara Municipal de Araguaína, pelos 31 anos de luta sindical



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Araguaína, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelos 31 anos de luta sindical, em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as em educação no Tocantins e de uma educação pública de qualidade. A homenagem aconteceu durante a realização de uma audiência pública sobre o Novo Fundeb e o dia D da Educação.


A audiência pública foi realizada por iniciativa da vereadora Silvinia Pires, através de requerimento aprovado por unanimidade pelos parlamentares. “Esta foi a primeira vez que essa Casa de leis realizou uma audiência pública para debater a educação pública no município, tenho imensa gratidão aos nobres pares por abraçar essa causa. É uma satisfação enorme trazer essa discussão para dentro do legislativo”, disse a vereadora.


Na audiência, o presidente do Sintet, José Roque Santiago recebeu uma moção de aplausos pelos 31 anos de luta sindical da entidade.

“Fazer o debate da educação é necessário, ainda mais em tempos de tantos retrocessos. Precisamos fazer o debate da educação, fazer essa discussão em defesa da aprovação do novo Fundeb, a fim de garantir a vida da educação pública, de defender a vida do magistério e dos/as profissionais da educação”, disse o presidente.




“É gratificante ver que esta casa tem esse compromisso de pensar e defender a causa da educação pública e dos/as trabalhadores/as da educação”, disse José Roque.


Além do presidente do Sindicato também foi homenageado os convidados especiais: Iata Anderson (Conselho Nacional de Entidades); Carlos De Lima Furtado (Diretor da CNTE); Rosy Franca (presidente do Conselho Mul. De Educação e ex-presidente do Conselho Est. Do Fundeb); James Aguiar (Dir. Executivo de Assuntos Sindicais do Sintet) e a professora, Rosimar Mendes (Conselheira Estadual de Educação).



Outros convidados especiais que contribuíram com o debate: José da Guia (Secretaria Municipal de Educação); Maria Eulessandra Sousa (Diretora Regional de Ensino); Pablo Mendonça Chaer (Defensor Público – Coordenador do NUAMAC e Ricardo Alves Teres (Promotor de Justiça).