SINTET faz balanço da Greve Nacional da Educação e estima 70% de adesão no Tocantins
21/03/2016 21/03/2016 14:21 1107 visualizações
O SINTET encerrou na quinta, 17, a Greve Nacional da Educação no Tocantins. Foram três dias de intensas atividades de Norte a Sul do Estado. Levantamentos feitos pelas diretorias regionais informam que em média 70% das unidades escolares entre municipais e estaduais aderiram à convocação do SINTET.
Em Palmas, mais de 90% dos educadores paralisaram as atividades escolares nos dias 15 e 16, e participaram do ato público realizado na terça, 15, e das palestras voltadas para a categoria na ETI Eurídice de Melo. Também na regional de Palmas foram realizados atos nas cidades de Aparecida do Rio Negro e Novo Acordo.
O presidente do SINTET, José Roque e diretores da executiva se mobilizaram para contribuir com as atividades nas diversas regionais. Na terça, 15, José Roque participou de ato em Palmas pela manhã e à tarde esteve com trabalhadores/as em Araguaína. Já na quarta, 16 esteve em Colinas e Gurupi, e no encerramento na quinta, 17, esteve em Miracema e em Porto Nacional.
Os três dias foram realizados manifestações, atos públicos, panfletagem, assembleias e formação para os trabalhadores, com abordagens a diversos temas como: previdência, prejuízos da terceirização, meritocracia, filantropia, meritocracia e a militarização das escolas.
José Roque disse a greve nacional este ano foi mais um momento de reflexão, e principalmente de formação. Quanto à adesão, o SINTET avalia que atendeu a expectativa, visto a participação dos trabalhadores nas mobilizações.
Outra avaliação observada foi que os trabalhadores estão indignados com a falta de compromisso dos governos e cobram o cumprimento dos seus direitos, o que é compreensível segundo José Roque. “A categoria cobra o cumprimento do acordo com o governo estadual e que não tem avanços, é preciso que o governo se posicione”, avalia Roque.
Nos atos públicos realizados, os educadores se manifestaram com palavras de ordem contra os gestores, o que demonstra insatisfação com as gestões.
A Greve Nacional da Educação acontece todos os anos e faz parte do calendário de atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da qual o SINTET é filiado.
As fotos da Greve estarão postadas em álbum na Galeria de fotos do site do SINTET e na página do SINTET no Facebook (Sintet Tocantins).