Missão

MISSÃO SINTET

 

O SINTET foi fundado nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 1988, durante a realização de seu primeiro congresso em Paraíso do Tocantins. De acordo com seu Estatuto, o SINTET é uma entidade com fins não econômicos, com respeito absoluto as convicções políticas, ideológicas e religiosas da categoria. É uma entidade sindical composta por trabalhadores e trabalhadoras das redes estadual e municipais da educação pública no Estado do Tocantins.

 

As principais finalidades da entidade são: defender os interesses diretos, individuais e coletivos da categoria profissional que representa, inclusive nas instâncias judiciais e administrativas competentes; desenvolver e organizar encaminhamentos conjuntos visando à unidade e a unificação de todas as entidades representativas dos trabalhadores em educação, no âmbito do Ensino Público; lutar, juntamente com outros setores da população, pela melhoria do ensino público e gratuito, em todos os níveis; lutar, ao lado de outros trabalhadores, por organização, manifestação e expressão para todos os trabalhadores.

 

Como entidade sindical, o principal papel do SINTET é defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública que atuam no Tocantins – sejam eles individuais ou coletivos. É o sindicato que, em nome dos afiliados e afiliadas, negocia com o governo questões salariais, profissionais e educacionais. O sindicato também mantém assistência jurídica a seus associados, além de convênios nas áreas de educação, do comércio e de assistência médica.