SINTET oferece oficina para Conselheiros do Fundeb no Tocantins

22/06/2016 22/06/2016 14:12 1015 visualizações

O SINTET, através da secretaria de assuntos educacionais, sob direção da professora Rosy Franca realizou nos dias 17 e 18, em Palmas, uma Oficina para conselheiros do Fundeb.

Participaram da oficina aplicada na sexta (17), conselheiros estaduais, já no sábado (18), foi a vez dos conselheiros municipais. Cerca de setenta conselheiros passaram pela oficina aplicada pelo professor e ex- consultor do MEC, João Monlevade.

Para o professor, conselheiro tem que ter envolvimento e conhecer passo a passo o destino dos recursos. “Estar conselheiro é fiscalizar cada centavo na aplicação dos recursos destinados, não é só assinar papel não, se não você se complica”, disse Monlevade.

Segundo Rosy, a Oficina tem como objetivo dar subsídios aos conselheiros sobre como atuar nos conselhos, e principalmente, como fiscalizar a distribuição de recursos do Fundeb. “É preciso que estes conselheiros tenham o mínimo de formação para com o controle social e para a aplicação dos recursos, para isso tem que ter conhecimento, tem que ter compromisso com a fiscalização e distribuição de maneira transparente”, disse Rosy.

No último mês de maio foi realizado uma formação com o professor João Monlevade, também para conselheiros do Fundeb. Na época, a pasta estava sob o comando da titular Silvinia Pires, hoje licenciada, devido as eleições municipais 2016.