Em carta endereçada à equipe da SEDUC, a nova secretária estadual da Educação, Wanessa Sechim, define a sua proposta de atuação frente à Pasta. Segundo a secretária, o foco a partir de agora é o aluno (como se nunca tivesse sido), aponta eixos de atuação para o biênio 2017-2018 e lança a velha fórmula do “planejamento estratégico”.
O lema da secretária é GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, como bem aponta o documento, porém, em nenhum momento a nova gestora, aliás, desde que assumiu o cargo, sequer tocou no assunto VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, pois até o mundo mineral já é sabedor quem sem essa valorização não há como garantir uma educação de qualidade. Sem levar em conta esses profissionais, qualquer política educacional estará fadada ao insucesso. Essa valorização perpassa por mais recursos para a Educação, gestão democrática nas escolas, garantia do Piso, carreira, formação continuada e especialmente ouvir mais os profissionais e não somente os gestores, os técnicos de gabinetes refrigerados, enfim, uma verdadeira política de valorização perpassa também pela garantia dos direitos arduamente conquistados e pelos quais ainda lutamos com a nossa paralisação parcial.
Queremos também uma educação de qualidade, aliás, não estamos querendo somente agora, vimos lutando por isso já há muito tempo, uma qualidade focada no aluno, na gestão democrática, na valorização profissional de quem de fato constrói essa qualidade e, sobretudo, melhores condições de trabalho. Contudo, se continuar do jeito que está, a categoria subjugada a atos autoritários, como este último dos cortes de ponto, resta-nos a descrença.
Assim, indagamos: um governo que não sabe ouvir (TODOS) saberá propor mudanças?
José Roque Rodrigues Santiago
Presidente