Após ato público representantes sindicais são recebidos na AL

16/08/2016 16/08/2016 16:12 2638 visualizações

Após o ato público realizado pelas centrais, representantes sindicais são recebidos por deputados na assembleia legislativa nesta terça, 16. Os parlamentares se comprometeram em buscar diálogo com o Comitê gestor do governo estadual para por fim ao impasse da greve geral no Estado. Uma reunião entre parlamentares e governo ficou agenda para esta tarde.

No Tocantins, grande parte das categorias dos/as servidores/as públicos estão em greve desde o último dia 9, pelo pagamento do retroativo da data-base 2015 e pelo cumprimento da data-base 2016. Apesar de o governo divulgar que está aberto ao diálogo, o mesmo não recebe as entidades, nem tão pouco apresenta uma nova proposta de pagamento. Até o momento, a única resposta emitida pelo governo é de que o Estado não dispõe de orçamento para cumprir a data-base.

Já os representantes sindicais garantem que o governo tem orçamento sim, e apresentam estudos técnicos que mostram aumento na arrecadação estadual. Sem nova proposta, todos os dias novas categorias aderem ao movimento grevista. Entres as categorias em greve destacam-se a Educação, a Saúde e o Quadro Geral.

Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e pela Garantia de Direitos
As centrais sindicais se reuniram em todo o país no Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e pela Garantia de Direitos. A luta unificada dos/as trabalhadores/as busca a suspensão da PL 257/16 e o encerramento das discussões sobre a PL 241/16. Os PL’s citados retiram direitos dos servidores públicos efetivos e compromete a carreira em todas as esferas públicas. Outra luta do movimento sindical é pela manutenção das conquistas garantidas pela CLT, que tem sido fortemente ameaçada, como exemplo o fim das férias remuneradas, o 13º salário e o aumento da jornada de trabalho.

Na capital do Tocantins, participaram do ato, a Central Única dos trabalhadores (CUT), Nova Central, a CTB, Força Sindical, Intersindical e a FESSERTO.