GREVE PELA DATA-BASE: Procurador-geral vai mediar diálogo entre grevistas e Marcelo Miranda

25/08/2016 25/08/2016 10:13 1889 visualizações

Conforme os sindicatos, governador avisou, através de Nilton Franco, que não receberá deputados e entidades dos servidores

O procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, também vai mediar a abertura de diálogo entre o movimento grevista e o governador Marcelo Miranda (PMDB). Clenan Renaut recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, presidentes de mais de dez sindicatos e associações que representam os servidores públicos estaduais.

“O Ministério Público do Tocantins sempre atuou em defesa dos direitos da população e continuará trabalhando nesse sentido. Nos próximos dias levarei as propostas dos sindicatos ao governador. Espero que, em breve, servidores e Governo do Estado encontrem uma solução para a situação atual”, afirmou Clenan Renaut, após a reunião com as entidades sindicais.

Procurador-geral em reunião com sindicatos e associação de servidores
Na reunião, os presidentes explicaram ao procurador-geral os motivos que levaram à deflagração da greve. Eles ressaltaram que, desde o início, os sindicatos tentaram resolver com diálogo e negociação. “O que ocorre é que o governo não quis negociar”, disseram.

Os representantes dos servidores também fizeram relatos sobre os inúmeros transtornos e prejuízos que estão acontecendo em todo o Estado por causa da greve, principalmente nos serviços da saúde. E solicitaram a intervenção do MP para convocar o governo do Estado a retomar o diálogo com as categorias e buscar o fim do impasse.

Conforme os sindicalistas, eles confiam que a atuação do Ministério Público, como fiscal das leis, "pode ajudar muito neste momento".

Não vai receber
De acordo com os sindicatos, ainda pela manhã, eles estiveram novamente na Assembleia Legislativa, conversando com os deputados. Mas, segundo afirmam, o máximo que conseguiram teria sido um recado do governador Marcelo Miranda (PMDB), dado através do deputado Nilton Franco (PMDB), de que o chefe do Executivo não vai receber nem os deputados e nem os sindicatos para tratar da data-base”.
Assim, as entidades explicaram que a visita ao MPE foi para solicitar do órgão "uma atuação e colaboração mais incisiva” para forçar uma abertura de diálogo com Marcelo.
Com informações do Portal CT