Secad diz que vai pagar R$ 10 mi nesta 4ª e pedir retomada do atendimento; restante sai na 2ª

04/10/2017 04/10/2017 10:22 727 visualizações

Segundo o secretário, fatura é referente ao mês de maio, ele nega existência de débito de abril

O secretário estadual de Administração, Geferson Barros, se manifestou na manhã desta quarta-feira, 4, sobre a paralisação do atendimento aos usuários do Plano de Assistência do Servidor (Plansaúde). Ao CT, o gestor informou que vai assinar as ordens de pagamento da referência cinco (maio) ainda nesta quarta e enviar ao Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Tocantins (Sindessto) solicitando o retorno.
Segundo o dirigente da Secad, boa parte dos recursos referente as notas emitidas no mês de maio, já foi disponibilizada para pagamento de pessoas jurídicas. O secretário informou que o restante da fatura, que chega a R$ 8 milhões, vai ser pago na segunda-feira.

“Os prestadores fizeram o pedido para que a gente pagasse integralmente os R$ 18 milhões para pessoa jurídica, referente ao mês de maio. Só que a Sefaz já fez o repasse de uma parte dos recursos, caiu R$ 10 milhões na conta do Plansaúde hoje e nós vamos pagar boa parte dos fornecedores e o restante na próxima segunda-feira a gente deve estar concluindo”, afirmou o dirigente.

Após executar parte do débito, Geferson Barros disse que vai enviar um documento ao Sindessto solicitando a retomada do atendimento e garantindo o pagamento do restante da fatura na próxima semana.
Entenda
Os prestadores de serviços do Plansaúde suspenderam o atendimento aos usuários do benefício à zero hora desta quarta-feira, 4. Conforme a entidade, a decisão foi tomada "após diversas tentativas de negociação com a Secretaria de Administração para recebimento das faturas do PlanSaúde em atraso (meses abril, maio, junho e julho)”.

A Secad, entretanto, nega a existência de faturas do mês de abril em atraso, como informado pelo sindicato.

O Sindessto já tinha ameaçado a suspender a partir do dia 27 já que não recebia uma proposta para pagamento da dívida de R$ 70 milhões. Em nota, a Secad disse que estava trabalhando para evitar mais uma suspensão, pois na atual gestão do governo do Estado, os fornecedores paralisaram o atendimento ao plano inúmeras vezes.

4 de outubro de 2017
WENDY ALMEIDA, DA REDAÇÃO, PORTALCT