Reunião entre Sintet e Semed reabre negociação sobre corte de pontos

06/10/2017 06/10/2017 15:42 678 visualizações

A reunião foi realizada na tarde da última terça-feira (03), na sede da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e durou cerca de duas horas. O encontro retomou as negociações entre Prefeitura de Palmas e o Sintet Regional de Palmas, após a suspensão da greve na semana passada. Foi apresentada pela gestão municipal uma proposta que contempla a reposição das aulas, a partir de um calendário a ser definido em cada unidade e com os líderes sindicais, além de pais, e que seria feira no mês de janeiro. O pagamento dos pontos cortados seria feito na folha de janeiro, sendo paga em fevereiro.

O Presidente Estadual do Sintet, José Roque Santiago, rebateu a proposta da gestão, exigindo o pagamento dos pontos descontados antes da reposição das aulas. A vice-presidente, Rose Marques e a Secretária Geral do Sintet, Erica Moreno, também participaram da reunião. A reunião foi finalizada com o agendamento de um novo encontro nesta quarta-feira (04), quando o secretário Danilo de Melo dará a resposta aos sindicalistas do grupo de secretários envolvidos nas áreas de finanças e planejamento, e do Prefeito Carlos Amastha.

Foi feita uma proposta intermediária, de devolução dos pontos cortados referentes aos finais de semana e feriados, numa folha complementar, e o pagamento dos demais pontos após a reposição dos mesmos. O presidente da Câmara Municipal, vereador José do Lago Folha Filho esteve presente na reunião como convidado e solicitou que o município veja a possibilidade de devolver também de forma imediata o pagamento da GRC, gratificação que ajudaria a recompor as perdas geradas pelo corte dos dias letivos, acrescidos dos descansos semanais e feriado.

Proposta do Município caso Orçamento seja aprovado este ano

A proposta feita pelo secretário Danilo de Melo ao Sintet pode ser resumida os seguintes pontos: reposição de aulas em janeiro (uma vez que o calendário deste ano não permite), com pagamento de pontos cortados na folha de janeiro, a ser paga em fevereiro; pagamento dos benefícios pendentes referentes aos meses de janeiro a agosto de 2016 (R$ 597.375,55) até o mês de dezembro; publicação em duas semanas de portarias contendo as progressões já analisadas e que compreendem o período que vai até agosto de 2016; pagamento de R$ 518.173,69 referentes a passivos devidos a servidores inativos e cedidos. O resumo dos benefícios a serem pagos e que correspondem a direitos adquiridos entre janeiro e agosto de 2016 referem-se a progressões verticais e horizontais, mais titularidades.

O Presidente Estadual do Sintet, José Roque, se manifestou a favor de negociação, desde que o cumprimento da lei seja feito. “Todos os pontos são negociáveis, desde que haja acordo em torno da devolução do corte de pontos que nos consideramos além de injusta, ilegal”, concluiu.