O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (SINTET) parabeniza toda à equipe de trabalhadores/as das escolas municipais Beatriz Rodrigues, na Quadra 405 Norte, e Paulo Freire, na Quadra 305 Norte, ambas em Palmas, elencadas como escolas destaques do Tocantins em palestra de analistas da Fundação Lemann. A pesquisa foi divulgada pelos palestrantes durante o X Fórum da Undime-TO - "Gestão da Educação: Regime de Colaboração como Inovação e Mudança", no auditório da Associação Tocantinense do Municípios (ATM), na noite desta terça-feira, 04.
De acordo com a analista de projetos da Fundação Lemann, Érika de Souza Nascimento, a pesquisa teve o objetivo de identificar escolas que conseguem bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico. "Essas duas escolas de Palmas, conseguiram alcançar a excelência com equidade na pesquisa, um objetivo que deve ser prioritário para todas as redes de ensino e escolas públicas do Brasil".
Para o consultor da Fundação Lemann, professor Ademir Almagro, é preciso garantir um aprendizado de qualidade para todos. "Independente do perfil socioeconômico de suas famílias, da localização da escola ou de outros fatores usados para justificar o ensino de má qualidade".
A pesquisa foi baseada em critérios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Prova Brasil. Ao todo, 215 escolas passaram pelos critérios do estudo no Brasil.
A Fundação Lemann é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002 por Jorge Lemann. Defende os direitos para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e visa criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros.
X Fórum da Undime Tocantins
Regime de colaboração como inovação e mudança foi o tema do X Fórum da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO). Gestores da Educação de municípios do Tocantins participam nos dias 4, 5 e 6 de abril do evento que debate a construção do ensino público valorizando a qualidade social.
Representando o presidente da Undime-TO, Jocirley de Oliveira, o secretário da Educação de Palmas, Danilo de Melo, priorizou a redistribuição dos recursos da educação e a importância dos investimentos na primeira infância, para transformação do ensino público. "Investir nas crianças é fundamental para formar trabalhadores especializados em desenvolvimento de tecnologias", explicou e defendeu ainda esforços para fortalecer a independência da associação. "A Undime somos nós, nossa força nossa voz".
Na programação do fórum estão previstos também momentos destinados ao atendimento institucional por parte do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na ocasião, técnicos estarão presentes para tirar as dúvidas dos municípios sobre diferentes programas e projetos, entre eles, o PAR, Novo Mais Educação, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), Proinfância, prestação de contas e obras.
Fonte: Com informações de O Coletivo-TO.