Feunião realizada nesta quarta, 7.
O secretário da Administração, Geferson Barros anunciou que deve responder a proposta protocolizada pelos sindicatos na próxima terça-feira, 13. “Na segunda o governador fará uma reunião com o secretariado e na terça nós responderemos a proposta”, prometeu Geferson.
O secretário anunciou a data na tarde desta quarta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em reunião entre o presidente do SINTET, José Roque Santiago e os demais representantes das entidades classistas dos servidores públicos estaduais e do secretário estadual de Articulação Política, João Emídio. A reunião teve como objetivo discutir os caminhos das negociações sobre a data-base.
A proposta da data-base 2017 corresponde a um reajuste de 3,9870, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período dos últimos 12 meses.
Questionado sobre o pagamento dos passivos das progressões e data-base, o secretário João Emídio, disse que o governador tem boa vontade e deseja resolver a situação, o problema está na Secretaria da Fazenda que barra as despesas. “O governo quer avançar nas negociações, mais encontra dificuldades com a Sefaz sobre ordenamento de despesas e falta de orçamento”, respondeu Emídio.
Os secretários sinalizaram ainda que há possibilidade de implementação da progressão 2015 este ano. Na reunião do dia 13, Geferson disse que apresentará uma proposta desta implementação.
“Diante das negociações nós queremos que o governador Marcelo Miranda reaja cumprindo a Lei da data-base, e que seja uma proposta descente para o servidor público”, disse o presidente do SINTET, José Roque Santiago.