SINTET participa de posse de membros do Conselho Estadual do Fundeb

16/01/2018 16/01/2018 16:26 723 visualizações

Rosy Franca, presidente do sindicato em Araguaína é reconduzida a presidência

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque Santiago participou nesta terça, 16 de janeiro, da posse de membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CE-Fundeb/TO) para o biênio 2018-2020.

Ao fazer uso da fala, o presidente do Sintet, José Roque cumprimentou a mesa, parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou a importância de se ter um conselho que realmente seja vigilante na aplicação dos recursos da Educação. “É de fundamental importância o comprometimento e a dedicação do conselheiro do Fundeb, quanto à fiscalização dos recursos da Educação, que seja realmente preocupado com a Educação pública de qualidade, e principalmente que denuncie as falcatruas e mazelas encontradas”, disse José Roque.

Após a cerimônia de posse, conduzida pela secretária estadual de educação, Wanessa Sechin, a atual presidente do Conselho do Estadual do Fundeb, Rosy Franca, representante dos Trabalhadores em Educação foi reconduzida ao cargo no conselho.
Rosy Franca, que também é presidente do Sintet Regional de Araguaína, fez um breve balanço de sua gestão na frente do conselho enfatizando sempre a parceria da sua suplente no Conselho, Silvinia Pires.

“Nosso o compromisso é fiscalizar a aplicação dos recursos pelas gestões, desde o executivo às gestões escolares e com afinco zelar por uma educação pública de qualidade, e nós acreditamos que conseguimos executar esta árdua tarefa, desde as visitas in loco nas salas de aulas, em escolas das diversas regionais, bem como nos relatórios encaminhados às secretarias de educação, onde fizemos nossas recomendações a cerca dos problemas detectados”, disse Rosy Franca.
Nas visitas foram detectados vários problemas, por exemplo, salas de aulas sem qualquer tipo de climatização, equipamentos deteriorados, carteiras quebradas, escolas sem energia elétrica por falta de pagamento, pagamento esse impedido de ser realizado devido a falta de repasses dos recursos públicos pelo governo às gestões escolares, falta de repasse da verba do transporte escolar.

Após as fiscalizações, o conselho através das recomendações alcançou a regularização dos repasses que estavam atrasados havia meses. Também foi recomendada, a realização de concurso público, já que foi percebido um alto numero de trabalhadores/as contratos nas unidades escolares.

Ainda na gestão anterior, Rosy Franca realizou duas formações para conselheiros estaduais e municipais do Fundeb, ambas as formações foram conduzidas pelo PHD em Educação e Ex- Consultor de Educação do Senado Federal, João Monlevade. As formações foram realizadas em parceria com o Sintet.

O conselho CE-Fundeb/TO é composto pelos representantes do Poder Executivo, dos Poderes Executivos Municipais, do Conselho Estadual de Educação (CEE/TO), da seccional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME),da seccional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dos pais de alunos e alunos da Educação Básica Pública.