Seduc apresenta na sexta, 23, documento curricular da BNCC ao Sintet

29/11/2018 29/11/2018 16:56 575 visualizações
Seduc apresenta nesta sexta, 23, documento curricular da BNCC ao Sintet

Diretores do Sintet estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 23, com comissão da Seduc para conhecer o documento curricular final da BNCC Tocantins. O encontro foi marcado após o diretor do Sintet, Nilton Pinheiro, representante dos trabalhadores no Conselho Estadual de Educação (CEE/TO) pedir vistas do documento.

O documento curricular elaborado por relatores das áreas de conhecimento específicos, com participação de representantes da UNDIME, UNCME, CEE e Seduc estava pronto para ser assinado na última reunião do CEE (19/11/2018), quando Nilton Pinheiro pediu vistas por alegar que o documento não teve participação dos professores na elaboração, sendo no ponto de vista do Sintet, que o documento curricular impacta diretamente o professor regente.

O sindicato sustenta que os professores regentes não foram ouvidos, porém a Seduc defende que o documento esteve disponível para consulta pública por período de 40 dias, portanto ficou sujeito a análise.

Diretores do Sintet questionaram sobre a formação dos professores e por consenso diz que não tem como dissociar a BNCC da Reforma do Ensino Médio. Para a entidade, ambas as medidas são retrocessos e impactam negativamente a educação pública e os profissionais da Educação.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago mostrou-se preocupado com o impacto da BNCC aos profissionais, fez críticas ao documento e pontuou esclarecimentos entre as orientações pedagógicas apresentadas. "O documento deve constar práticas reais das comunidades. O documento deve constar a prática das diversas realidades que os professores estão inseridos, dar aula nos grandes centros urbanos não é a mesma coisa de dar aula nas periferias", disse Santiago.

O presidente também criticou as ingerências políticas nas escolas, defendidas por alguns parlamentares e apontou essas ingerências como causas de adoecimento dos profissionais da Educação, "Somos uma das categorias mais adoecida do país, é grande o numero de profissionais afastado por licenças de saúde. Precisamos estar atentos a todas estas mazelas", finalizou.