Sintet empossa conselho de representantes e aprova prestação de contas em assembleia

05/02/2018 05/02/2018 11:07 539 visualizações

O Sintet empossou na manhã de sexta-feira, 02, o Conselho Estadual de Representantes (CER/Sintet), uma das estâncias deliberativas do sindicato e também aprovou a prestação das contas do exercício 2016.

Posse do CER
O CER é composto pela diretoria executiva, presidentes das diretorias regionais, conselho fiscal, e delegados eleitos na base através de assembleias regionais, na proporção de 1 para cada 150 filiados nas regionais.
Além da posse do CER, a diretoria fez análise de conjuntura nacional e estadual, e também realizou informes sobre as demandas de lutas municipais e estaduais nas regionais. Na ocasião foi discutido sobre o contexto o político nacional e sobre o retrocesso no direito dos trabalhadores. Ficou deliberado que as regionais devem realizar manifestações e atos públicos nos municípios em protesto contra a Reforma da Previdência. “Não podemos deixar passar mais este retrocesso contra a classe trabalhadora. A Reforma da Previdência é um calote imensurável contra o trabalhador”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

Prestação de Contas
Em assembleia, o plenário aprovou por unanimidade, o parecer técnico do Conselho fiscal referente à prestação de contas do exercício 2016. O parecer inclui o exercício financeiro anual das doze regionais e da diretoria central.

Assembleias Regionais
Em breve será divulgado um calendário de assembleias nas regionais para discutir estratégias de lutas junto com a base, com objetivo de provocar o governo estadual quanto ao descaso com a pauta da Educação. Ainda em janeiro, o Sintet protocolou ofício junto ao governo estadual cobrando audiência e respostas sobre o pagamento dos passivos da categoria (Data-base, progressões, retroativos e etc.).

Informes Jurídicos
Na sequência foi realizado informes pela assessoria jurídica, momento de esclarecimentos sobre as demandas jurídicas, bem como sobre o PlanSaúde, citado como um dos principais questionamento nas regionais. “Ainda em 2015, o Sintet fez uma queixa crime no Ministério Público Estadual, sobre a falta de atendimento do plano e já está encaminhando outra queixa crime”, disse o assessor jurídico do Sintet, Silvanio Mota.

Assembleia geral
Em primeira chamada iniciou às 16 horas a assembleia com a categoria que deliberou sobre a alteração estatutária recomendada pelo Ministério Trabalho. A mudança ocorreu no artigo segundo do estatuto sindical. O parecer técnico de contas também foi votado e aprovado na assembleia.