Diretoria do Sintet discute demandas em reunião realizada na sexta, 18

22/10/2019 22/10/2019 14:19 1005 visualizações

Na reunião, o presidente do Sintet, José Roque anunciou mais uma conquista através de demanda judicial em favor da categoria. A ação foi impetrada em 2012, contra o Estado do Tocantins e garante o pagamento de 1/3 de férias sobre 15 dias, no período de 2007 a 2010. “É com satisfação que anunciamos a conquista de mais uma ação judicial na defesa dos direitos da categoria, não é fácil nós sabemos, mas não podemos parar de lutar, precisamos acreditar e defender nossos direitos”, disse José Roque.

A diretoria Executiva do Sintet e presidentes regionais estiveram reunidos na última sexta-feira (18/10), em Palmas, para discutir demandas da categoria.

Congresso da CUT Nacional
O presidente do Sintet, José Roque Santiago iniciou a reunião fazendo um breve resumo do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, em São Paulo. Representando o Sintet, participaram do 13º CONCUT, o presidente José Roque, o secretário de Finanças, Nilton Pinheiro (Conselho fiscal da CUT), o vice-presidente do Sintet e secretário de Organização da CUT, Iata Anderson Vilarinho, a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos e a vice-presidente da Regional de Palmas, Rose Marques.

Congresso da CUT Estadual
Ficou encaminhado que deve ser realizado em 30 de novembro de 2019, o Congresso Estadual da CUT, em Palmas, no Tocantins. Um grupo de trabalho foi criado para tratar da organização do congresso. Sendo eleitos (Iata Vilarinho, Francisca Rocha e José Roque).
Congresso do Sintet
A diretora de Políticas Educacionais do Sintet, Silvinia Pires defendeu a realização do congresso do Sintet, a ser realizado em 2020, em Araguaína, devido a vasta rede hoteleira da cidade, elencando pontos turísticos e econômicos, bem como a posição geográfica da cidade. Os presidentes das regionais de Porto Nacional, Luiz Antonio da Rocha e de Tocantinópolis, Cleber Borges também defenderam as respectivas cidades para sediar o evento.

Plenária Intercongressual
O secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado colocou em pauta a necessidade de realização da Plenária intercongressual, e a possibilidade de chamar o Conselho Estadual de Representantes (CER) para deliberar sobre a Plenária. Ficou estabelecido que a Plenária deve ser chamada até o dia 15 de fevereiro de 2020.
Fundeb permanente
Carlos Furtado também defendeu a realização de um seminário ainda em novembro, para discutir com a direção sobre a pauta do Fundeb Permanente. “É extremamente necessário discutir o Projeto de Lei que trata do Fundeb Permanente, não só não podemos nos omitir do debate, como devemos mobilizar a categoria sobre sua importância”, disse Carlos.
Reforma sindical
Também foram realizados apontamentos sobre a reforma sindical proposta pelo governo. Após os inúmeros retrocessos contra a classe trabalhadora, da retirada de direitos, com a aprovação da terceirização e da reforma trabalhista, da reforma da previdência que está à porta, o governo discute a reforma sindical, na busca de enfraquecer a luta sindical.

Ação judicial
O presidente do Sintet anunciou a conquista de mais uma demanda judicial em favor da categoria. A ação foi impetrada em 2012, contra o Estado do Tocantins e garante o pagamento de 1/3 de férias sobre 15 dias, no período de 2007 a 2010. “É com satisfação que anunciamos a conquista de mais uma ação judicial na defesa dos direitos da categoria, não é fácil, nós sabemos, mas não podemos parar de lutar, precisamos acreditar e defender nossos direitos”, disse José Roque.
Outras informações sobre a ação devem ser publicadas em breve. (Aguardando o escritório de advogados concluir a documentação).