Sintet se reúne com Semed e cobra mais investimentos para a educação

16/09/2019 16/09/2019 16:18 772 visualizações

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da Regional de Palmas, estiveram reunidos nesta segunda-feira (16/09), para discutir demandas da educação municipal de Palmas. Na ocasião foram pautados: o pagamento das titularidades, eleição democrática para diretor de escola e o cumprimento de 30% em investimentos para a educação.

TITULARIDADES E 30% DE INVESTIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO
O presidente do Sintet Regional de Palmas, Fernando Pereira iniciou a reunião cobrando mais investimentos para a pasta, visando o cumprimento das titularidades, promessa publicada anteriormente pela prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro. “É preciso compromisso da gestão em encaminhar para que seja discutido na Lei Orçamentária Anual 2020 (LOA), o investimento de 30% para a educação, a fim de cumprir o pagamento das titularidades já anunciada pela Prefeita Cintia Ribeiro”, destacou Fernando Pereira.

“Pode haver o melhor projeto, mas se não houver recursos para executá-lo de nada adianta. Vamos regularizar as finanças para poder avançar, se não pudermos cumprir com os 30%, mas vamos tentar aplicar mais que 25%”, disse o Secretário Municipal de Finanças, Rogério Ramos.

ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA PARA DIRETOR DE ESCOLA
Outro ponto pautado na reunião foi a realização da eleição democrática para diretor de escola. O sindicato quer que o processo ocorra ainda este ano. O Projeto de Lei que regulamenta o processo da eleição está em trâmite na Câmara Municipal e deve ser votado nos próximos dias. Os diretores do Sintet cobraram agilidade por parte do Comitê Gestor para que deem andamento no processo tão logo o legislativo vote o projeto e o encaminhe ao executivo.
“Recebendo o projeto, vamos juntos com o Comitê Gestor e a Prefeita discutir uma resposta”, disse a Secretária Municipal de Educação, Cleizenir Divina dos Santos.

CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULAS
Também foi cobrado uma solução de emergência para a climatização das salas de aulas, a alta temperatura do clima nesta época do ano prejudica o ensino-aprendizagem dos estudantes, o que acarreta na sobrecarga de trabalho dos professores. “Temos relatos que até existem climatizadores nas unidades escolares e em salas de aulas, mas não podem ser usados devido ao aumento do consumo da energia elétrica, é preciso rever então um aumento dos repasses para que as escolas possam usar esses aparelhos climatizadores de ar.
O secretário, Rogério Ramos disse que a Prefeitura está implantando em Palmas, dois parques solares, criados para geração de energia solar que atenderá a administração pública. Todas as escolas serão atendidas com este projeto, que utilizará a energia solar ao invés de energia elétrica barateando assim os custos com o consumo, o que resultará em maior aproveitamento do uso de energia, sem aumentar o custo, como é o caso do uso dos aparelhos de ar-condicionado. “A estimativa é que a instalação dos parques e das placas solares nas unidades escolares aconteça em curto prazo”, informou Ramos.

PAGAMENTO DAS PROGESSÕES
Os profissionais que tiveram o nome publicado no edital como aptos a progredirem e que não receberam as progressões, a Semed informou que os casos já foram identificados, e que os 32 casos terão o pagamento realizado na próxima folha, informou a secretária.
Participaram da reunião representando o Sintet, o presidente José Roque Santiago, o presidente da Regional de Palmas, Fernando Pereira, o secretário de assuntos municipais,
Joelson Pereira e o diretores da regional de Palmas, Rogério Lucena e Rose Marques.
Da equipe da Prefeitura participaram: Os secretários de Educação, Cleizenir, o secretário-eexecutivo da Administração, Eron Bringel, de Finanças, Rogério Ramos e o assessor técnico da Semed, Belmiran.
Uma nova reunião entre Sintet e Semed deve ser agendada logo que a prefeitura receber o projeto de lei que regulamenta a eleição para diretor de escola, a fim de ser tomados novos encaminhamentos.

Sintet Regional Palmas (OFICIAL) #SINTETPALMAS #Palmas
Fernando Pereira Rose Marques Rogerio Lucena Joelson Pereira