Professores/as paralisam atividades e realizam ato público em Natividade

28/02/2020 28/02/2020 15:18 517 visualizações
Professores/as paralisam atividades e realizam ato público em Natividade

Categoria protesta para que a prefeitura apresente uma resposta satisfatória sobre a pauta de reivindicações
Os/as professores/as da rede municipal paralisaram as atividades e realizaram um ato público na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, em Natividade. Os/as professores/as buscam uma negociação com a gestão municipal, mas até o momento sem êxito. A prefeitura deve uma resposta à categoria desde o dia 10 de fevereiro, e vem protelando desde então.

Pauta
A categoria reivindica o pagamento de direitos previsto em lei, como os retroativos do reajuste do Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério, relativo a 8 meses referentes ao ano de 2017; 5 meses do retroativo do ano de 2018; o reajuste de 2019; a concessão do reajuste de 2020; E ainda as progressões previstas no Plano de Carreira, de 7 (sete) profissionais que embora analisadas ainda não foram concedidas.

Entenda
Em assembleia realizada dia 4 de fevereiro, a categoria decidiu por deflagrar greve a partir do dia 10 de fevereiro, data prevista para uma reunião entre Sindicato e gestão para dar início nas negociações, e que foi adiada a pedido da prefeitura, sendo realizada no último dia 21. Na reunião, a equipe da prefeitura solicitou uma nova reunião para o dia 2 de março, data em que deve apresentar uma proposta ao Sindicato.

Cansada do protelamento por parte da prefeitura de Natividade, a categoria paralisou as atividades na manhã de hoje até receber uma proposta que atenda as reivindicações da categoria.

“A categoria está lutando por melhorias, pela defesa dos seus direitos que não estão sendo respeitados pela gestão. Buscamos todas as formas de negociação, mas de tanto a gestão protelar tivemos que optar pela paralisação”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.