19 de outubro de 2022- Nota do Sintet Regional de Gurupi

19/10/2022 19/10/2022 17:21 349 visualizações

A presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina, faz esclarecimentos nesta quarta-feira, 19 de outubro, sobre sua fala em um vídeo que veiculou nas mídias sociais da Prefeitura de Gurupi.

Gabriela esclarece que o vídeo onde ela parece com a prefeita Josi Nunes, se deu na ocasião em que foi sancionado o Projeto de Lei que concede o reajuste do magistério da rede municipal de Gurupi – uma conquista da greve – mérito da luta dos professores.

No vídeo, Gabriela cumprimenta a prefeita e cita Josi Nunes como a gestora de Gurupi que mais aprovou conquistas para os professores de Gurupi, mas que foi preciso a categoria brigar para ter essas conquistas. Durante a solenidade, Gabriela parabenizou os professores pela conquista do reajuste do piso na carreira e pela implementação na tabela do PCCR.

“Esse reajuste foi importante para a categoria, mas se trata de um índice de uma proposta transitória, logo, através da luta, a partir da comissão de estudos formada com a luta da greve, em 180 dias estaremos discutindo um novo percentual de reajuste – para contemplar os profissionais da educação pela aplicação do índice conforme o PCCR”, afirmou Gabriela. “Vamos intensificar a luta pelo reajuste que a categoria tem direito e por sua implementação nos níveis da tabela respeitando o PCCR”, finalizou.

Gabriela apresentou o projeto como uma vitória da categoria, sem a qual não teria acontecido. “Foi através da luta da categoria, se hoje a prefeita Josi Nunes assinou o PL foi fruto de muita luta, e o mérito é dos professores, que sofreram perseguições, que foram às ruas e cobraram o direito da prefeitura e do secretário Davi Abrantes”, disse Gabriela. E o sindicato sempre se manterá atento a qualquer perseguição e/ou retirada de direito, seja pelas vias do diálogo, seja pela via judicial.

Apesar da sindicalista ter dado o mérito da vitória aos professores, no vídeo divulgado pela prefeitura só aparece onde Gabriela cumprimenta a prefeita por sancionar o projeto de lei - PL. O Sintet reafirma que a conquista foi possível através da luta dos professores.

Infelizmente, pessoas maldosas buscam macular a imagem da Gabriela que hoje faz a diferença em frente da luta sindical em Gurupi, junto com o diretor Wesley Assis e a diretoria que esteve à frente da greve, mas tais atitudes não diminuem a força do sindicato e nem da diretoria do Sintet diante da luta em defesa dos direitos da categoria dos profissionais educação e da educação pública.

Gabriela reforça que sua fala ao cumprimentar a prefeita pelos avanços na carreira do magistério se deu em comparação às gestões anteriores que não foram solicitas quando acionada pelo sindicato. A conquista de direitos dos profissionais da educação se dá através da força da luta sindical. Juntos somos mais fortes.

Gabriela Zanina

Presidenta do Sintet Regional de Gurupi e diretoria regional.