RETROSPECTIVA: veja como está a pauta de reivindicações da rede estadual

21/12/2022 21/12/2022 10:26 823 visualizações

NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA!

Após o descaso do governo Carlesse e da secretária Adriana Aguiar com os profissionais da rede estadual de educação, e com muita cobrança do Sintet, o governo estadual pagou em 2021, as progressões dos anos de 2015 e 2016 que estão judicializadas pelo sindicato. Na ação, o Sintet cobra que o governo pague além do direito, os juros e correções das progressões.

Já as progressões de 2017 e 2018 foram concedidas pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo secretário, Fábio Vaz, em abril de 2022. As progressões de 2019 na folha de maio e as progressões de 2020 na folha de junho/2022. O retroativo das progressões de 2017, também sem as devidas correções, foram pagas em 6x, com a última parcela a ser paga na folha de dezembro de 2022.

O Sintet busca o diálogo junto ao governo para que sejam quitados o quanto antes os pagamentos dos direitos adquiridos, bem como a redução do parcelamento do retroativo das progressões que serão pagas em 96 parcelas.

RETROATIVOS

Progressões de 2018 a partir de janeiro de 2026; Progressões de 2019 a partir de janeiro de 2027 e as progressões 2020 em janeiro de 2028, todas encerrando em Dez/2030.

O Sintet se mantém na luta buscando negociar com o governo a quitação dos direitos da educação com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb.

Sobre valores: a progressão horizontal é de 4% e vertical 8,21%.

APOSENTADOS

O Sintet ao longo de 2022 lutou muito pelos aposentados do IGEPREV, sobretudo cobrando do instituto rapidez nas análises dos pedidos de revisão de benefício e pagamento de retroativos.

DATA-BASE

O governo pagou em 2022 o índice de 6% referente a data-base de 2019 a 2022, no entanto, o Sintet está acionando na justiça a garantia das perdas salariais conforme a inflação do período e busca o pagamento do índice de 24,85%.

“O Sintet até esta data, 21 de dezembro de 2022, luta pelo resgate dos direitos dos trabalhadores da rede estadual de educação negligenciados por todos os governantes que já passaram pelo Palácio Araguaia”, disse José Roque Santiago.

CONCURSO PÚBLICO

O Sintet tem cobrado insistentemente a realização do concurso público e acredita que a realização do certame acontecerá no início de 2023.

Foi através de notícia de fato do Sintet encaminhado ao Ministério Público que o órgão ajuizou ação civil pública requerendo a realização do concurso público para a rede estadual.

O Sintet em parceria com a UFT, e o apoio do deputado federal Célio Moura ofereceu em 2022 um curso preparatório para os interessados em concorrer aos concursos públicos da educação. As aulas estão disponíveis online no canal do Sintet, no YouTube.

Através da luta sindical, além da rede estadual, estão previstos concursos para professores em 2023 nos municípios de Palmas e Pium.