A convite, Sintet é recebido na ATM nesta terça (15), pelo presidente Diogo Borges, para discutir reajuste do Piso

15/02/2022 15/02/2022 17:41 693 visualizações

Dirigentes do Sintet foram recebidos nesta terça-feira (15), pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges. O convite foi feito pelo Prefeito e teve como objetivo discutir o cumprimento do piso do magistério nos municípios tocantinenses.

Diogo Borges disse que está aberto ao diálogo e que está empenhado em resolver a demanda sobre o cumprimento do reajuste do piso do magistério nos municípios. "O município que tiver condições de pagar o piso, já está autorizado. Nós queremos é ter essa condição em todos os municípios", disse o prefeito.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago, avaliou a reunião como propositiva. "A abertura do diálogo é fundamental para o bom andamento das negociações, e essa é nossa premissa: o diálogo. Os prefeitos precisam receber o sindicato para discutir o cumprimento do piso, que é constitucional, e não vamos abrir mão de cobrar o seu cumprimento. Se há dificuldade das prefeituras é preciso apresentar quais são para que possamos chegar a um denominador", disse o sindicalista.

O presidente da ATM se comprometeu em comunicar, de forma oficial, os prefeitos para que recebam os dirigentes sindicais para abrir o diálogo sobre a pauta. "Não existe prefeito que não quer cumprir o piso, o que existe são dúvidas orçamentárias e jurídicas sobre o piso" disse Diogo.

O secretário-geral do Sintet e diretor da CNTE, Carlos de Lima Furtado explicou que não existe jurisprudência contrária a lei do piso, e onde houver dúvidas jurídicas o Sindicato está apto a fazer os esclarecimentos necessários. "Vamos encaminhar a presidência da ATM um estudo sobre os embasamentos e a legalidade do piso do magistério", disse Carlos.

O prefeito ainda convidou os dirigentes sindicais para um evento da associação, a ser realizado no próximo dia 24 de fevereiro, visando ampliar o debate sobre o entendimento da lei do piso. "Mesmo ainda não havendo consenso quanto ao índice de reajuste do piso do magistério, há acordo sobre a obrigatoriedade de se cumprir a lei do piso, já é um avanço da nossa luta", considerou José Roque sobre a reunião.

Participaram da reunião: o presidente da ATM, Diogo Borges, o presidente do Sintet, José Roque Santiago, o secretário-geral, Carlos de Lima Furtado, o Secretário de Finanças, Nilton Pinheiro, a diretora do Sintet Regional de Palmas, Rose Marques e os assessores: contábil, Samuel Chiesa, Jurídico, Silvanio Mota e de Imprensa, Nubia Martins.