Em reunião com o Sintet, professores cobram o reajuste do Piso do magistério em Pedro Afonso

22/02/2022 22/02/2022 17:24 444 visualizações

Professores da rede municipal de educação de Pedro Afonso estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde discutiram sobre o cumprimento do reajuste do piso do magistério. A categoria reivindicou ao sindicato para que lute junto à Prefeitura pelo reajuste do piso e sua aplicação na carreira. O índice do reajuste do piso, de acordo com a portaria publicada pelo MEC é de 33,23% para o ano de 2022.

Para o Sintet, nenhum professor/a deve receber abaixo do piso, e para que haja valorização, o piso deve ser aplicado na carreira, mas nem todo gestor atende a recomendação.

O sindicato faz a luta pelo cumprimento da lei, e onde não há avanço nas negociações com a gestão municipal, o sindicato entra com ação judicial reivindicando o cumprimento da lei. “Apesar de alguns gestores se omitirem da negociação alegando falta de respaldo jurídico ou orçamento, o sindicato entra com resguardo jurídico e estudos que mostram a viabilidade financeira da Prefeitura em cumprir com o reajuste”, disse Carlos de Lima Furtado, secretário – geral do Sintet e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Ficou encaminhado na reunião que o Sintet, através da regional de Guaraí, vai protocolar ofício à Prefeitura de Pedro Afonso cobrando uma proposta de pagamento do reajuste à categoria, e ainda vai solicitar a Folha Analítica do quadro da educação.

“O Sintet vai questionar a prefeitura sobre o impacto financeiro do reajuste e sobre o orçamento da educação no município”, disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.