Ao Sintet, Seduc anuncia pagamento dos passivos das progressões de 2014 e reajuste do piso

03/02/2022 03/02/2022 12:03 20499 visualizações

Pagamento dos passivos será feito em duas parcelas, nas folhas de fevereiro e março de 2022. Já o reajuste do piso do magistério será feito na folha de fevereiro para efetivos e contratos que recebem abaixo do piso.

Após erro na folha, Seduc anuncia pagamento de passivos das progressões de 2014 em duas parcelas, sendo a primeira na folha de fevereiro de 2022 e a segunda na folha de março.

O anuncio foi feito na reunião da Comissão entre Sintet e Seduc realizada na manhã desta quinta-feira (03).

Piso do magistério

Na reunião, a Seduc anunciou ainda que vai cumprir a lei do piso do magistério aos professores efetivos e contratos que recebem abaixo do piso.  O reajuste do piso será pago na folha de fevereiro.

Piso na carreira

O Sintet cobrou a aplicação do reajuste do piso na carreira. A Seduc se propôs a fazer um levantamento quanto a viabilidade do cumprimento e o impacto financeiro da aplicação piso na carreira.

Aposentados/as

O Sintet cobrou o pagamento dos passivos das progressões dos aposentados, sendo que alguns aposentados tem direitos adquiridos antes de dar entrada na aposentadoria. Aposentados com direitos a receber após a aposentadoria são de responsabilidade do Igeprev.

Após pedido do Sindicato, a Seduc vai fazer o levantamento junto ao Igeprev sobre a situação dos passivos dos aposentados., inclusive quando o Igeprev vai pagar os direitos dos aposentados.  O Sintet aguarda resposta do ofício protocolado ao instituto solicitando respostas sobre os direitos dos aposentados.

“Queremos uma explicação detalhada, sobre quem tem a receber, quanto e quando vai receber. Nós aposentados e aposentadas precisamos de uma resposta do governo que contemple nossos direitos e repare essa dívida em respeito ao tempo de serviço prestado ao estado”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

O Sintet, junto a comissão da Seduc está empenhada em resolver todas as demandas dos aposentados, principalmente quanto ao pagamento dos passivos das progressões e datas-bases.

Progressões 2015 e 2016

Todas as progressões 2015 e 2016 dos efetivos foram pagas e incorporadas no salário.

Progressões 2017, 2018, 2019, 2020,2021 e 2022

A Seduc disse que o governo tem intenção de pagar, e estuda a viabilidade financeira para pagar todos os direitos e passivos dos servidores, mas sem data prevista.

Relatórios de pagamento dos direitos

A Seduc informou que entrega hoje os relatórios solicitados pelo sindicato sobre todos os direitos pagos pelo governo estadual até o momento. O Sintet quer certificar sobre os direitos pagos e recebidos pela categoria.

Tanto o presidente do Sintet, José Roque Santiago, como a presidente da Comissão Morgana Nunes avaliaram a reunião como produtiva, pois as partes tem buscado a cordialidade e a manutenção do diálogo.

“Nós buscamos a valorização da nossa categoria, e é importante a preservação do diálogo para o bom andamento das negociações da nossa pauta”, disse José Roque.

Participaram da reunião: Participaram da reunião representando o Sintet, José Roque Santiago, Nilton Pinheiro, Iata Anderson, Silvinia Pires, Rosy Franca e o professor aposentado Sebastião. Da Seduc participaram, Morgana, Luciano, Eliane e Orcidália, técnicos jurídicos e do planejamento.