Sintet realiza 1º Encontro Formativo em Gurupi e categoria delibera por paralisação dia 6 de abril

28/03/2022 28/03/2022 17:46 566 visualizações

O encerramento do encontro foi marcado por uma assembleia, onde a categoria deliberou para realizar um dia de paralisação geral das atividades da rede municipal de educação no próximo 6 de abril, em defesa dos direitos.

Com o objetivo de proporcionar mais conhecimento sobre os direitos dos professores, o Sintet Regional de Gurupi realizou na sexta (25), o 1º Encontro Formativo para professores da rede municipal de educação de Gurupi. O encontro aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha.

No encontro, após a formação, foi realizado uma assembleia geral quando os profissionais da educação deliberaram para realizar um dia de paralisação no próximo dia 06 de abril, em defesa dos direitos da categoria. A concentração ficou agendada para acontecer às 8 horas, na praça Santo Antônio, em Gurupi.

A presidenta do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina iniciou o encontro fazendo os agradecimentos aos diretores da executiva do Sintet presentes no evento: o presidente da executiva José Roque Santiago, o secretário-geral e diretor da CNTE, Carlos de Lima Furtado, o secretário de Assuntos Municipais Joelson Pereira dos Santos, aos diretores da regional que contribuíram para a realização do encontro e ao assessor jurídico do Sintet, Silvanio Mota.

O Secretário Regional de Formação do Sintet, Hugo Fernando explicou um pouco sobre a evolução histórica dos sindicatos no Brasil. “Estamos vendo no Brasil uma demonização dos sindicatos em geral e muitos servidores aplaudem isso, sem perceber a história dos sindicatos e como isso afeta os próprios servidores”, afirmou Hugo Fernando durante seu discurso.

O secretário-geral e diretor da CNTE, Carlos Furtado explicou sobre o papel da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e como ela atua juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O assessor jurídico do Sintet, Silvano Mota esclareceu sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), aposentadoria, o quinquênio (que foi extinto no município de Gurupi), as progressões, o reajuste do piso do magistério e o direito a data-base. (Vídeo completo no Instagram @sintet.gurupi).

O secretário de Assuntos Municipais, Joelson Pereira mostrou as projeções dos recursos da exclusivos da educação que a Prefeitura recebe como: Fundeb e MDE, e as projeções de como deveriam ficar as remunerações dos profissionais da educação após a implementação do reajuste do piso para o 1º nível e os respectivos reajustes que deveriam acontecer na carreira dos outros níveis. (Vídeo completo no instagram @sintet.gurupi).

O encontro foi finalizado com a fala o presidente da executiva do Sintet José Roque Santiago e os agradecimentos da presidente regional Gabriela Zanina.