Greve da educação em Santa Maria do Tocantins completa uma semana sem resposta do prefeito Barrachini

30/03/2022 30/03/2022 16:15 605 visualizações

Pague o Piso, Barrachini”!

Em greve desde a última quarta-feira (23), profissionais da educação da rede municipal de Santa Maria mantém as atividades escolares funcionando com apenas 30% do efetivo.

A greve da categoria que já dura uma semana reivindica o pagamento do reajuste do piso do magistério e a abertura de diálogo com o prefeito Itamar Barrachini.

Sem diálogo e sem nova proposta para o pagamento, o prefeito convocou nesta terça-feira (29) uma reunião com pais e responsáveis dos alunos para tentar apoio para a gestão. Os profissionais foram ouvidos, mas não o sindicato.

“É inadmissível que um professor não tenha o reajuste do mínimo, o sindicato está lutando pela manutenção do direito que é lei, basta que se cumpra”, disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.

A proposta anteriormente apresentada pelo prefeito, se comprometeu em pagar o piso do magistério, mas reduzia a carga horária dos professores para 30 horas, e automaticamente reduz o salário, o que a lei do PCCR do magistério municipal não permite.

O secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira está no município acompanhando o movimento paredista da educação. “Toda gestão devia reconhecer o valor dos profissionais da educação, que é a base de toda a sociedade, mas infelizmente isso nem sempre acontece, e por isso, é preciso lutarmos pela garantia do nosso direito. Não se faz valorização sem carreira, e o pagamento do reajuste do piso é a garantia mínima de dignidade, a Prefeitura tem recurso suficiente, mas falta vontade da gestão de resolver o impasse”, disse Joelson.