Em nova reunião com Sintet, ATM reafirma recomendação aos Prefeitos para que recebam o sindicato para tratar do reajuste do piso do magistério

09/03/2022 09/03/2022 17:16 1076 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) se reuniram novamente nesta quarta-feira (09), para tratar do reajuste do piso do magistério.

Ao Sindicato, o presidente da ATM, Diogo Borges reafirmou que vai enviar ofício aos prefeitos tocantinenses orientando para que recebam os dirigentes sindicais do Sintet para tratar do reajuste do piso.

A reunião teve como objetivo alinhar um denominador entre a associação e o sindicato a respeito das negociações do pagamento do reajuste, cujo índice é de 33,24% e deve ser pago aos professores nos municípios retroativos a janeiro.

Para o Sintet, a negociação é premissa, indispensável ao avanço em qualquer reivindicação. “Primamos pelo diálogo, essa abertura é fundamental para um desfecho positivo para avançarmos”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

Diogo Borges ratificou que: “não é contra pagar o piso e onde houver condição de pagar que seja pago, e onde houver dificuldades que os prefeitos apresentem ao sindicato”. O presidente da Associação falou ainda que vai oficializar os gestores para que forneça a documentação necessária solicitada pelo sindicato para a realização dos cálculos, a fim de executar as análises orçamentárias de cada município.

Além do presidente Diogo Borges, participaram da reunião os prefeitos: Isaías Piagem de Marianópolis, Vicença Lino de Santa Fé do Araguaia, José Luciano Azevedo Carlos de Ponte Alta do Bom Jesus, Big Jow de Cristalândia e Bartolomeu Moura de Palmeirópolis, e uma equipe da prefeitura de Porto Nacional acompanhada da Secretária de Educação Helane Dias.

Representando o Sintet os diretores: José Roque, Fábio Lopes, Juni Cleiton, Nilton Pinheiro, Joelson Pereira e o assessor jurídico Silvanio Mota.