NOTA SOBRE O PAGAMENTO DOS PASSIVOS DA REDE ESTADUAL, APOSENTADOS E PISO DOS CONTRATOS

12/04/2022 12/04/2022 11:52 6276 visualizações

Palmas/TO, 12 de abril de 2022

A partir das queixas recebidas da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) protocolou ofícios ao Secretário Estadual de Educação, Fábio Vaz, com cópia a (SEDUC/SECAD/IGEPREV e CASA CIVIL) pedindo informações sobre o pagamento dos passivos das progressões e datas-bases feitos pelo governo estadual à categoria.

As reclamações recebidas são na sua maioria sobre a disparidade nos valores recebidos. Os professores alegam que pessoas com o mesmo tempo de serviço, nível e referência na carreira teriam recebido diferenças exorbitantes de valores.

A partir das reclamações, o Sintet vem pedindo um relatório ao governo para que o Sindicato possa sanar essas dúvidas, e entender de fato o que foi pago.

Em ofício recebido nesta segunda-feira (11), o Secretário Fábio Vaz informou que no mês de março de 2022 foi quitado os passivos das progressões do ano de 2014.

E que em relação às concessões de progressões, as de 2017 e 2018 serão implementadas na folha de abril; as progressões de 2019 serão implementadas na folha de maio, e as progressões de 2022 serão implementas na folha de junho de 2022.

O Sindicato aguarda reposta de solicitação de uma agenda com a SEDUC/SECAD/IGEPREV e CASA CIVIL para dirimir essas dúvidas, e ainda, questiona o pagamento dos passivos dos aposentados, visto que uns receberam e outros não. Queremos entender os critérios de pagamento dos passivos, principalmente sobre os passivos dos aposentados.

Reajuste do piso do magistério aos profissionais contratados

Sobre o Sintet ter questionado a Seduc pelo pagamento do reajuste do piso do magistério aos profissionais contratados, o secretário informou que o pagamento do reajuste do piso está sendo implementado na folha do mês de abril de 2022, uma vez que na data da publicação da alteração da lei que trata da contratação temporária de pessoal, a folha de pagamento já estava fechada.