Prefeita de Novo Acordo anuncia reajuste de 33,24%. Em São Félix, categoria aguarda resposta sobre o piso e ameaça paralisar atividades; já em Mateiros, a gestão ficou de responder sobre o reajuste até a próxima sexta-feira (22).
Diretores do Sintet Regional de Palmas estiveram entre os dias 11 e 13 de abril fazendo a cobrança do reajuste do piso do magistério em algumas cidades que compõem a região do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).
Novo Acordo
Na quarta-feira, 13 de abril, durante reunião com representantes da educação municipal e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a prefeita, Deusany Batista anunciou o aumento do piso salarial dos professores. Será acrescido na remuneração o percentual de 33,24%.
O Presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes, falou sobre a importância da valorização dos professores. “Este aumento vem para corrigir uma remuneração que está defasada há décadas. Para haver uma educação de qualidade, precisamos valorizar estes profissionais”, comentou Fábio.
A prefeita Deusany Batista enfatizou a disposição da prefeitura em aplicar o novo reajuste. “A valorização e capacitação dos professores é nossa prioridade. O piso estabelecido pelo Governo Federal é merecido e uma grande vitória. Desde o início nossa intenção é proporcionar o melhor para a esta classe, a qual faço parte e conheço a luta, no entanto, precisávamos de segurança jurídica e fiscal”, ressaltou.
A gestão se comprometeu que nos próximos dias será encaminhado à Câmara Municipal o Projeto de Lei que estabelece o reajuste do piso salarial dos professores de Novo Acordo.
São Félix do Tocantins
Em São Félix do Tocantins, os dirigentes do Sintet, Fábio Lopes e Rose Marques se reuniram com a categoria na segunda-feira (11), em assembleia realizada na Câmara Municipal, onde a categoria deliberou que, se a Prefeitura não pagar o reajuste até a próxima folha de pagamento, vai realizar uma paralisação em defesa do reajuste do piso do magistério.
Mateiros
Em assembleia realizada com os trabalhadores da rede municipal de educação na terça-feira (12), para discutir sobre o reajuste do piso do magistério, a categoria deliberou pela reivindicação da pauta. Em reunião com a gestão municipal, na mesma data, a Secretária Municipal de Educação disse que até a próxima sexta-feira (22) vai emitir uma resposta ao sindicato sobre o reajuste.
Em Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, o Sintet conseguiu acordos positivos com as gestões municipais e eles vão conceder o reajuste de 33,24%.