Com escolas sucateadas e péssimas estruturas físicas, o Sintet, junto com a comunidade escolar, realiza o segundo protesto em Campos Lindos, em menos de trinta dias.
O Sintet Regional de Araguaína participou na última quinta-feira, 01 de abril, de uma manifestação dos profissionais da Educação da rede municipal de Campos Lindos. A categoria, junto com a comunidade escolar, protestou contra o sucateamento das escolas da rede municipal de ensino de Campos Lindos, localizado na região Norte do estado.
O Sindicato reivindicava ainda o cumprimento da lei do reajuste do piso do magistério, cujo índice para o ano de 2022 é de 33,24%. “Nenhum professor deve receber abaixo do piso”, disse a presidenta do Sintet Regional de Araguaína, Rosy Franca.
De acordo com os trabalhadores da educação, as salas de aula da Escola Safira Camelo Gomes estão sucateadas e apresentam problemas na estrutura do prédio, do piso ao teto, não possuem climatização e só tem um banheiro com condições precárias e para uso coletivo.
Com carro de som, o manifesto da comunidade escolar seguiu pelas ruas até a porta da Prefeitura, onde denunciou a falta de valorização dos profissionais da educação. Nas faixas e cartazes, os dizeres: “Prefeito, os trabalhadores da educação merecem respeito, sua obrigação são nossos direitos”; “A precarização desmonta a educação”; “Professores na rua, Prefeito a culpa é sua” e "Só existe educação de qualidade quando há respeito aos trabalhadores da educação”.
“É lamentável a situação da educação em Campos Lindos, infelizmente os profissionais têm que deixar as salas de aulas para tomarem as ruas em defesa dos seus direitos, para lutarem por melhorias das condições de trabalho”, disse Silvinia Pires, vice-presidenta do Sintet Regional de Araguaína.