O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da Diretoria Regional de Dianópolis, informa à comunidade dianapolina que esteve reunida em assembleia geral, realizada no último dia 30 de março, para deliberar sobre a proposta de reajuste apresentada pela gestão municipal. Após análise os trabalhadores da educação decidiram por apresentar uma contraproposta, consistindo em aceitar neste momento o reajuste de 15,4% a partir de 1º de março e o restante a ser rediscutido em nova negociação até o mês de dezembro de 2022, o que foi aceito pela gestão.
O acordo tabulado entre o sindicato e o prefeito José Salomão abrange todos os professores, e caso seja descumprido, o sindicato convocará nova assembleia para avaliar o cenário, bem como a tomada de medidas judiciais cabíveis.
O Sintet esclareceu à gestão municipal, que de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011, quando analisou a constitucionalidade da lei do piso através de uma ADIN, não só decidiu que a lei era constitucional, como também que os reajustes do piso têm que ser no vencimento base, não contando para esse valor qualquer outro benefício, a exemplo de quinquênio, gratificações, ou outros reajustes, como quis entender o município.
O Sintet vai monitorar os recursos do FUNDEB, através da análise das folhas analíticas para manter a categoria informada.
Neste momento, resta agradecer a gestão municipal pelo diálogo que vem mantendo com a categoria e o sindicato.
Dianópolis, 08 de abril de 2022.
Jailton Alves Pereira
Presidente do Sintet Regional de Dianópolis
SINTET DIRETORIA REGIONAL DE DIANÓPOLIS