Sintet comemora 1º de maio com Feijoada e pagode para filiados/as

02/05/2022 02/05/2022 11:22 597 visualizações

 

Neste 1° de maio, em comemoração ao Dia do/a Trabalhador/a, o Sintet Regional de Palmas realizou uma Feijoada com pagode no Clube social do sindicato, em Palmas. Cerca de quinhentas pessoas participaram do evento.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história e também de falar da importância da luta sindical para a garantia de direitos da classe trabalhadora.

“É preciso deixar evidente que para que nossos direitos sejam garantidos temos que lutar por eles, e essa luta é feita através da união da classe trabalhadora junto ao sindicato”, disse o presidente José Roque Santiago.

O deputado federal Célio Mouta (PT) que recentemente destinou uma emenda parlamentar para fomentar o curso preparatório para concursos da educação, através da parceria entre Sintet e a UFT, esteve presente no evento.

O ex-deputado Paulo Mourão (PT) que também que destinou emenda para a realização dos cursos de pós-graduação ofertados pelo Sintet e UFT, também compareceu à Feijoada, onde cumprimentou os trabalhadores da educação, junto com o deputado Célio Moura.

“Hoje é dia de comemorar a luta dos trabalhadores, de falar com a classe trabalhadora sobre a nossa pauta e sobre a nossa luta. Precisamos falar de direitos e de representatividade”, disse Fábio Lopes.

Parceiros de vários trabalhos com o Sintet, um grupo de professores da UFT estiveram presentes como convidados.

Na ocasião, foi realizado sorteio de diversos brindes à categoria, como caixas térmicas e de caixas de som.

A diretoria do Sintet Regional de Palmas também distribuiu canecas aos filiados/as.

 

HISTÓRIA SOBRE O 1° DE MAIO

 

1° de maio é a data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.

 

Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

 

No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.