O Sintet, representante legítimo dos profissionais da educação pública em Arapoema, faz esclarecimento a toda a sociedade:

27/05/2022 27/05/2022 16:51 508 visualizações

O Salário dos professores está sem reajuste há mais de 2 anos. E o governo federal decretou que o reajuste deve ser pago desde o mês de janeiro. Ou seja, já faz mais de 5 meses de atraso.

O piso é lei. O valor do piso do magistério é salário mínimo que o professor deve receber. É a lei que estipula o valor. Não é o sindicato, nem a Prefeitura. A Prefeitura cabe ao deve de pagar. É direito do professor!

O Sintet esclarece que em nenhum momento o sindicato mencionou que deveria retirar recursos de outras pastas e muito menos aumentar impostos. Não se tratar de tirar recursos, se trata de aplicar os recursos exclusivos da educação, os recursos do FUNDEB.

Os cálculos dos profissionais da educação estão prontos, e a porcentagem do reajuste do piso que a Prefeitura deve pagar aos professores é de 33,24%, segundo portaria do Governo Federal.

Essa fala do prefeito é uma tentativa irresponsável de jogar a sociedade contra os profissionais em Educação. É um desrespeito.

Prefeito que faz gestão, valoriza a educação.

O sindicato procurou a prefeitura diversas vezes, e foi recebido, porém no prefeito Paulo Antônio Pedreira não mostrou nenhuma proposta de pagar o reajuste e nem apresentou qualquer estudo financeiro. A resposta do prefeito sempre é a mesma, que está fazendo novos cálculos, mas que até hoje não foi finalizado.

Enquanto isso, todas as demais cidades da regional de Colinas já concluíram e apresentaram proposta de pagamento. Os professores não podem esperar um ano todo para que esses cálculos sejam concluídos, os professores merecem respeito e esforço por parte da Prefeitura.

Tem dois pontos importantes que eles esqueceram de ressaltar nessa nota.

1. Falar da complementação que o governo federal repassou a todos os municípios, inclusive para Arapoema.

E 2. A prefeitura não forneceu a folha analítica. Apenas um resumo financeiro da contabilidade, onde foram apresentados pela mesma empresa em outros Municípios. A diferença é que os demais municípios já organizaram novos cálculos com base no novo repasse dos recursos de complementação.

E para finalizar, o sindicato não faz serviço contábil voluntário para nenhuma prefeitura, assim como o município com base em seus dados realizam os seus cálculos, o sindicato também realiza para os professores. Só vamos apresentar os nossos cálculos, após a gestão mostrar os cálculos realizados pela prefeitura.

Mais Fotos