José Roque Rodrigues Santiago se licencia, neste mês de junho, da presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e da Central Única dos Trabalhadores no Tocantins (CUT-TO) para concorrer a uma vaga de deputado estadual nas eleições 2022.
Rosy Franca, a presidenta do Sintet Regional de Araguaína assume a direção do Sintet estadual e Manoel Pereira de Miranda, o Manoel do Sintras, assume a presidência da CUT.
José Roque é pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e busca uma vaga no legislativo a fim de representar legitimamente os direitos da classe trabalhadora.
José Roque é Professor aposentado pela rede estadual de ensino do Tocantins. É graduado em História e pós-graduado em Planejamento Educacional.
Natural de Cristalândia, no Tocantins, mudou-se em 1965 para Porto Nacional, onde reside desde a sua infância.
Iniciou sua militância como líder comunitário no antigo Norte Goiano como membro do Diretório do PMDB até 2003 quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores.
Na militância sindical, começou no Centro de Professores de Goiás (CPG). É filiado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) desde a sua fundação em 1988.