Em Lajeado, Sintet luta por reajuste para a carreira do magistério

30/06/2022 30/06/2022 14:11 293 visualizações

 

Professores graduados, especialistas e mestres não receberam nenhum reajuste.

 

A prefeitura de Lajeado, distante 57 quilômetros de Palmas, não concedeu nenhum reajuste aos professores graduados, especialistas e mestres da rede municipal de educação. O reajuste do piso do magistério foi concedido somente para o nível médio, grupo formado por maioria de servidores em contratos temporários.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Miracema, reivindica o reajuste para todos, a fim de valorizar a carreira do magistério.

 

“Piso e Carreira devem ser pensados juntos”, disse o Secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira.

 

O piso é o vencimento inicial para a carreira do magistério, no entanto, a gestão municipal deve assumir o compromisso de regularizar os planos de carreira do magistério conforme estabelecem o Planos Nacional de Educação (PNE), os planos estadual e municipal de educação, e assim, valorizar todos os profissionais do magistério. 

 

Em Lajeado, o Sindicato junto a categoria, tem buscado o diálogo com o prefeito Antônio Luiz Bandeira Junior e com a Secretária Municipal de Educação, sobre a questão do reajuste do piso para a carreira, mas o prefeito tem sido irredutível quanto à discussão.

 

“Sem reajuste não dá, queremos discutir com o prefeito e a secretária sobre os recursos da educação municipal, folha analítica e impactos. A categoria tem direito e esses direitos devem ser respeitados”, disse o presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson.