Sintet protocola notícia de fato ao MP sobre exonerações na educação feitas pela prefeita de Palmas e cobra concurso público

12/07/2022 12/07/2022 09:26 393 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), na defesa de uma Educação de qualidade, protocolou ofício nesta segunda-feira (11), ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) com uma notícia de fato sobre as exonerações na educação feitas pela Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Na última semana, a prefeita exonerou mais de trezentos e setenta servidores contratados, a maioria lotados na Pasta da Educação, como professores, monitores, assistentes e auxiliares. Segundo o que foi divulgado na mídia, a motivação das exonerações é que esses contratos seriam indicações de vereadores que não apoiaram o candidato da prefeita que concorria à presidência da Câmara de Vereadores de Palmas.

“O fato é um absurdo, atenta contra os princípios constitucionais da Administração Pública, o que aponta a urgência para que o município de Palmas realize o quanto antes concurso público. A Educação não pode e nem deve ser moeda de troca. O semestre letivo se inicia em poucos dias e diversos professores foram demitidos, podendo afetar enormemente o retorno das aulas”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

Através do expediente, protocolado junto a 10° Promotoria de Justiça da Capital, o Sindicato solicita a providencial intervenção do MPTO para que apure a presente notícia, bem como reforçar e ratificar pedidos anteriores para propositura de Ação Civil Pública que obrigue a Prefeitura de Palmas a realizar concurso público para os quadros da Educação, visando pôr fim às ingerências políticas nas escolas.