Educação adia decisão sobre greve e dá novo prazo para prefeitura pagar o piso na carreira em Guaraí

17/10/2023 17/10/2023 16:31 513 visualizações

Os professores da rede municipal de Guaraí, em estado de  greve, deliberaram por não iniciar a greve da categoria marcada para começar nesta terça-feira, 17 de outubro. A decisão foi tomada pela categoria após uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Guaraí, e a prefeitura para discutir a pauta do movimento grevista: pagamento do piso na carreira, retroativos e implementação no novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração(PCCR).

Na reunião, que aconteceu em horário anterior à assembleia geral, realizada na segunda (16), a gestão solicitou um prazo até o dia 20 de outubro de 2023 para apresentar uma proposta de ajuste do piso na carreira. Diante da disposição da categoria em buscar soluções e evitar a paralisação das atividades, o prazo foi aceito.

Entenda:
Os professores da rede municipal de Guaraí, de boa-fé, tentam há muito tempo receber aquilo que é de direito e justo, ou seja, o Piso Nacional dos Professores, escalonado na carreira, conforme já acordado entre as partes em reunião realizada em 17 de outubro de 2022, quando a categoria suspendeu a greve e foi estabelecido a alteração da tabela da Lei Complementar n° 632/2016. No entanto, a gestão descumpriu o acordo o que gerou frustração e descontentamento entre os educadores.

Posteriormente, houve uma nova tentativa de acordo em uma reunião realizada em 31 de julho de 2023, na qual foi proposta a dilatação da data prevista anteriormente, proposta essa que foi aceita pela categoria, estabelecendo-se uma nova reunião para o dia 14 de setembro de 2023. No entanto, essa reunião também não ocorreu, agravando ainda mais a situação.
Diante desse cenário de repetidos descumprimentos por parte da gestão municipal, a categoria dos professores não viu outra alternativa a não ser iniciar um estado de greve, com base nas prerrogativas estabelecidas pela legislação.

"É importante ressaltar que esta será a última prorrogação concedida pela categoria. Exigimos que a gestão municipal apresente uma proposta real e concreta de pagamento definitivo do piso, juntamente com o pagamento dos retroativos devidos. A categoria não está disposta a ser tratada de maneira desrespeitosa. Embora tenhamos sido pacientes até agora, nossa paciência tem limites, e não toleraremos mais o descaso e o desmando". disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.

O Sindicato luta para que a gestão municipal cumpra com suas obrigações legais e respeite os direitos dos professores da rede municipal de Guaraí.