O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), vê com otimismo a concessão das progressões funcionais do ano de 2022 aos professores da rede estadual, anunciadas pelo Governo do Tocantins, através do Decreto n⁰ 6.712/2023, publicado na edição desta terça-feira, 12, no Diário Oficial do Estado (DOE).
O pagamento das progressões da categoria reflete na valorização dos profissionais da educação, e o Sindicato tem pautado o governo estadual para o cumprimento desses direitos.
“O governador Wanderlei tem feito a diferença no que se refere a vida funcional dos servidores públicos, em especial da educação, desde o início da sua gestão tem aberto e mantido o diálogo com o Sindicato, e isso é importante, porque levamos as pautas ao Secretário Fábio Vaz e o governo tem cumprido as reivindicações da categoria como há tempos não acontecia”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.
Conforme anunciado pelo governo, também será realizado a quitação do passivo retroativo das progressões na folha de pagamento de dezembro e são referentes aos anos de 2021 e 2022. “Nós estamos confiantes que o governo caminha para fazer a valorização dos profissionais do magistério e tão logo faça a revisão do nosso PCCR que é muito aguardado pela categoria”, disse José Roque.
O Sintet pontua ainda que, será observado se o pagamento das progressões contempla a correção devida.