95,2% respondem que o quadro de servidores das escolas de Palmas não estava completo no retorno das aulas em 2023, mostra Pesquisa SINTET

23/02/2023 23/02/2023 16:23 916 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Palmas, enquanto legítimo representante da categoria, com objetivo de obter um panorama dos problemas enfrentados nos locais de trabalho dos/as trabalhadores/as da rede municipal de educação de Palmas realizou de janeiro a fevereiro de 2023 a “Pesquisa SINTET PALMAS: sobre o retorno às atividades escolares no 1° semestre/2023 na rede de ensino de Palmas”.

Na pesquisa, foi aplicado um questionário simples e direto, de forma online, via rede sociais oficiais do Sindicato, com nove perguntas.

No total, 24 escolas foram alcançadas pela pesquisa, com participação de 42 trabalhadores/as. Os nomes dos participantes dessa pesquisa serão preservados e não serão divulgados.

Dos participantes da pesquisa, 95,2% responderam que o quadro de servidores do seu local de trabalho não estava completo no retorno. Apenas 2 pessoas (4,8%) responderam que o quadro estava completo.

64,3% responderam que faltam servidores administrativos nas escolas e 35,7% responderam que não estão faltando.

Sobre a quantidade de administrativos faltando nos locais de trabalho, 28,1% disseram que faltam mais de 5 profissionais na escola.

85,7% responderam que faltam servidores professores/as nas escolas e apenas 6 participantes responderam que não estão faltando.

Sobre a quantidade de professores/as faltando nos locais de trabalho, 18,9% das respostas foi que faltam mais de cinco.

87,5% dos participantes responderam que houve exoneração de servidores no final do último semestre em seu local de trabalho.

Sobre a quantidade de exonerados no último semestre, 23,5% responderam que mais de 10 servidores foram exonerados.

Quando perguntados na pesquisa sobre outros problemas enfrentados com o retorno às aulas, as respostas mais frequentes foram: falta de professor auxiliar; falta de cuidadores; falta de capacitação; falta de formação sobre atendimento aos PCD's, falta de formação para lidar com as crianças com quadros de depressão e ansiedade; falta de cozinheiras; falta de pessoal da limpeza; falta de monitoras e cuidadoras, e muitas crianças especiais com laudo sem cuidador.

“Nós vamos apresentar o resultado da nossa pesquisa à prefeitura de Palmas e a Secretaria de educação e vamos cobrar providências para que os problemas apresentados sejam solucionados o quanto antes”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

SINTET REGIONAL DE PALMAS