Prefeito de Dois Irmãos garante ao Sintet que vai pagar direitos da educação em breve

15/03/2023 15/03/2023 15:26 378 visualizações

 

Em reunião realizada na sexta-feira, 10 de março, entre o Sintet e o prefeito de Dois Irmãos do Tocantins, Geciran Saraiva Silva e a secretária municipal de educação, Eliete Oliveira Barros, ficou garantido que a prefeitura, em breve, vai oficializar o pagamento das pendências financeiras com a categoria. Entre as pendências estão incluídas: o restante do reajuste do piso do magistério de 2022, a efetivação do reajuste de 14,95% referente ao piso deste ano, na carreira, e o pagamento das progressões atrasadas, bem como de todos os retroativos.

A reunião teve como objetivo dar continuidade às tratativas sobre as demandas da categoria e da valorização dos profissionais da rede municipal de ensino.

O presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson, destaca que, desde que assumiu a prefeitura, Geciran, junto com Eliete, abriu uma ampla mesa de negociação com o Sintet. Várias rodadas de reuniões e debates foram realizadas para tratar das demandas da categoria.

De acordo com o secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira, “a gestão de Geciran apresenta uma postura republicana e transparente, e deu um salto qualitativo na valorização dos profissionais do magistério ano de 2022, no entanto, devido à enorme dívida que o município tinha com os profissionais ficaram pendências para serem resolvidas por etapa”.

Segundo Iata Anderson, os gestores também anunciaram que vão realizar o concurso público ainda este ano, vão construir escolas adequadas e mudar a sede da Secretaria Municipal de Educação para um espaço apropriado e humanizado, com mobiliário novo e novos equipamentos tecnológicos.

“Sabemos que o trabalho dos profissionais da educação necessita de condições adequadas de trabalho, mas acima de tudo, precisa de uma carreira que a remunere de forma satisfatória. E, num cenário onde muitos prefeitos têm resistido em reconhecer e valorizar nossa categoria de fato, alguns até entrando na justiça para cancelar o reajuste da Lei do Piso, a postura do prefeito de Dois Irmãos, é um exemplo que deve ser seguido”, disse Iata Anderson.