Sintet apresenta pauta dos trabalhadores da educação ao deputado Marcus Marcelo

16/03/2023 16/03/2023 15:56 398 visualizações

Diretores do Sintet foram recebidos nesta quinta-feira, 16 de março, pelo deputado estadual Marcus Marcelo, em seu gabinete na Assembleia Legislativa. O deputado é presidente da Comissão de Educação e o Sintet buscou conversar com o parlamentar para apresentar a pauta de reivindicações dos trabalhadores da educação. O objetivo da reunião é ganhar apoio de Marcus Marcelo para as pautas da categoria.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago, foi enfático ao cobrar o aumento do salário dos professores da rede estadual: “ O professor precisa de aumento já”. Os professores estão há mais de seis anos sem aumento do salário. O pedido do sindicato é para que o deputado intervenha pela pauta prometida pelo governo, que ficou de anunciar um reajuste em março.

José Roque também pediu apoio em relação às pautas dos aposentados. “É preciso que o Igeprev tenha atenção e respeito com os aposentados, o que não está acontecendo. O aposentado precisa de agilidade no atendimento de suas pautas, precisa de cuidado e de ter seus direitos garantidos. Não foi a educação que impactou o Igeprev, não devemos, nós da educação, arcar com as consequências”, disse o sindicalista.

Marcus Marcelo foi receptivo com os sindicalistas, se apresentou como professor efetivo e disse que chega na Casa de Leis para abraçar a educação como bandeira de luta, entre outras bandeiras. “Hoje estou feliz em ser um representante político, mas sou professor de carreira, vou lutar pela categoria”, disse o deputado.

O deputado disse que já teve uma agenda com a secretaria estadual de educação e com o governo e discutiu sobre o aumento, inclusive disse que apresentou requerimento na assembleia reivindicando aumento salarial para os professores.

Na pauta também foi discutido sobre a necessidade de revogação do ensino médio. O parlamentar disse que vai providenciar uma audiência pública para ouvir os interessados sobre o assunto.

Participaram da reunião com o deputado, os diretores do Sintet: José Roque Santiago, Carlos de Lima Furtado, Fábio Lopes, Silvinia Pires (articuladora da reunião), Eunice Conceição e os assessores sindicais, Silvanio Mota, Rhuellson Ferreira e Nubia Martins.