Professores de Porto Nacional realizam um dia de paralisação nesta terça (21) em defesa do reajuste do piso na carreira

21/03/2023 21/03/2023 16:04 569 visualizações

Os professores da rede municipal de Porto Nacional realizam um dia de paralisação da educação nesta terça-feira, 21 de março. Os professores protestam pelo pagamento do reajuste do piso na carreira do magistério.

Vestidos de preto, dezenas de professores foram às ruas em caminhada até a Porta da Prefeitura onde realizaram um ato público em defesa do piso. O Secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado participou da mobilização e ressaltou a importância do piso. “O reajuste do piso deve ser pago na carreira para evitar a desvalorização dos salários, não tem como valorizar a educação sem a manutenção do reajuste para todos os níveis da tabela do Plano de Carreira”, disse Carlos Furtado.

A categoria aprovou estado de greve em assembleia geral na sexta-feira (10), após rejeitar uma proposta da prefeitura de pagar o reajuste com complementação para os outros níveis da carreira, que segundo uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento proíbe que se pague o piso utilizando gratificações e/ou complementos.

A vice-presidente do Sintet Regional de Porto Nacional, Márcia Jorge informou que os profissionais do magistério estão com o pagamento das progressões atrasadas há mais de três anos, o que deixa o vencimento dos professores graduados abaixo do valor do piso do magistério. “Nossa luta é pela valorização da carreira do magistério”, disse Márcia.

O Sindicato deu prazo de 15 dias para que a prefeitura apresente outra proposta.