NOTA INFORMATIVA SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL DO SINTET PALMAS: ESTADUAL E MUNICIPAL

09/03/2023 09/03/2023 09:31 458 visualizações

No último Sábado, 04 de março, tivemos uma importante assembleia de nossa Entidade de Classe. A categoria foi novamente chamada a participar da discussão, e propor soluções sobre os temas em pauta. Com a participação dos nossos sindicalizados (as), diretores (as) do SINTET e com representantes e lideranças dos locais de trabalho.

A pauta foi explicada detalhadamente ponto a ponto pela diretoria e posteriormente foi aberto um momento de debates, onde foram apontadas:

- Rede Estadual: as principais reivindicações são referentes a desvalorização da carreira de professor, necessidade de reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e implementação do reajuste do Piso na Carreira; Revogação do Novo Ensino Médio e a Preocupação com a transparência no processo seletivo para Gestor Escolar.

- Rede Municipal de Palmas:  as principais reivindicações são referentes ao reajuste do piso do magistério e reformulação do PCCR; a falta de formação continuada em especial aos cuidadores (as) e para atuar com alunos PCD’S; as mudanças autoritárias no Calendário Escolar 2023; falta de regulamentação e normas para lotação e enquadramento de profissionais; não efetivação do direito à livre docência dos professores.

Depois das explicações da diretoria aos pontos apresentados, foi iniciada a fase das deliberações. Os (as) companheiros (as) decidiram, por maioria dos votos, que;

Rede Estadual: O Sintet irá propor um amplo debate com a sociedade e com professores/as sobre os problemas do “Novo Ensino Médio no Tocantins”. Uma ação nas escolas e redes sociais de cobrança por valorização da carreira de professor e criação de um grupo de pesquisa e estudos sobre educação pública básica no Tocantins.

Rede Municipal: O Sintet apresentará as reivindicações para a SEMED e buscará diálogo com o Conselho Municipal de Educação (CME) para solucionar as questões de regulamentações e normatizações; Ampliação das ações de cobrança de valorização profissional e Piso do Magistério na Carreira.

“Nossa diretoria sabe que o melhor método para mudar o que não está ao nosso alcance é unirmos com aqueles (as) que partilham do mesmo sentimento de mudança. E a Assembleia Geral é a instancia deliberativa correta onde o Sintet Regional de Palmas se estabelece como uma entidade sindical séria e de luta para deliberar coletivamente os seus propósitos. Nossa luta tem assegurado, por décadas, uma ampliação da valorização dos (as) trabalhadores (as) em educação e melhorias das condições de trabalho, por consequente, melhorado a educação pública do Tocantins, isso só foi possível graças a participação de cada um e de cada uma dos (as) nossos (as) filiados (as). Seguimos fortalecendo nossa regional e buscando novas vitórias! ” Fábio Lopes, presidente do Sintet Regional de Palmas.