Diretores do Sintet Regional de Palmas estão visitando os profissionais da educação nas escolas estaduais e municipais em Palmas para mobilizar para a 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que acontece de 24 a 28 de abril de 2023.
“A luta sindical é pela garantia do financiamento e valorização do piso e da carreira do magistério e nós estamos mobilizando os trabalhadores para participar destas mobilizações pela garantia dos nossos direitos”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.
Em 20023, a semana convocada pela CNTE, junto com o Sintet e demais sindicatos filiados, tem como tema “Soberania se faz com educação pública e participação social”.
Na quarta-feira, dia 26 de abril acontece a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO e será realizado um ato público na avenida JK em Palmas. Local da concentração e horário serão definidos e publicados em breve.
Na quinta-feira, 27/04, haverá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir o Novo Ensino Médio. A audiência é resultado do diálogo do sindicato com o deputado estadual Marcus Marcelo que requisitou a audiência.
Em Palmas, na rede municipal, a categoria reivindica a seguinte pauta:
Reajuste do piso do magistério em 14,95%;
Concurso público; correção do piso na carreira;
E Gestão Democrática nas escolas.
Já na rede estadual, a pauta consiste em:
Reforma da previdência (manutenção da aposentadoria especial);
Recomposição salarial;
Reformulação do PCCR;
Atualização do piso salarial do magistério;
Revogação do novo ensino médio;
Equiparação PRONO e PROEB;
Pagamento das progressões 2020 e 2021;
Diferença do reajuste da data-base de 2019 a 2022 (19%);
Gestão democrática nas escolas;
Aposentados: (agilidade na análise dos processos e concessão de benefícios; reajuste do piso na carreira na tabela dos aposentados).