Sintet mobiliza categoria para participar das mobilizações na 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

11/04/2023 11/04/2023 09:55 479 visualizações

Diretores do Sintet Regional de Palmas estão visitando os profissionais da educação nas escolas estaduais e municipais em Palmas para mobilizar para a 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que acontece de 24 a 28 de abril de 2023.

“A luta sindical é pela garantia do financiamento e valorização do piso e da carreira do magistério e nós estamos mobilizando os trabalhadores para participar destas mobilizações pela garantia dos nossos direitos”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

Em 20023, a semana convocada pela CNTE, junto com o Sintet e demais sindicatos filiados, tem como tema “Soberania se faz com educação pública e participação social”.

Na quarta-feira, dia 26 de abril acontece a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO e será realizado um ato público na avenida JK em Palmas. Local da concentração e horário serão definidos e publicados em breve.

Na quinta-feira, 27/04, haverá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir o Novo Ensino Médio. A audiência é resultado do diálogo do sindicato com o deputado estadual Marcus Marcelo que requisitou a audiência.

Em Palmas, na rede municipal, a categoria reivindica a seguinte pauta:

Reajuste do piso do magistério em 14,95%;

Concurso público; correção do piso na carreira;

E Gestão Democrática nas escolas.

Já na rede estadual, a pauta consiste em:

Reforma da previdência (manutenção da aposentadoria especial);

Recomposição salarial;

Reformulação do PCCR;

Atualização do piso salarial do magistério;

Revogação do novo ensino médio;

Equiparação PRONO e PROEB;

Pagamento das progressões 2020 e 2021;

Diferença do reajuste da data-base de 2019 a 2022 (19%);

Gestão democrática nas escolas;

Aposentados: (agilidade na análise dos processos e concessão de benefícios; reajuste do piso na carreira na tabela dos aposentados).