Sintet participa de audiência pública e intensifica luta pela revogação do novo ensino médio

28/04/2023 28/04/2023 16:51 437 visualizações

Diretores do Sintet participaram nesta quarta-feira, 27 de abril, da audiência pública para discutir o novo ensino médio realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins. A audiência foi proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Marcus Marcelo (PL), a pedido do Sintet.

Estudantes, professores, deputados e representantes do Ministério Público, do Senado e da Educação de todo o Estado participaram do debate.

Para o Sindicato, a revogação do novo ensino médio é necessária e urgente visto que suas diretrizes foram impostas e o modelo não atende a formação necessária aos estudantes. “O formato do currículo do novo ensino médio não tende a formação necessária dos nossos estudantes, e nem dos professores”, disse o presidente do Sintet José Roque.

Para o deputado Marcus Marcelo, “a audiência deu voz a todos, inclusive para professores e alunos. A educação está na ponta e esteve representada aqui. Após ouvir a todos, vemos que a metodologia não casa com a realidade das nossas escolas. Aqui é a voz de quem vive a educação. Chega dessas decisões virem de cima para baixo”, afirmou o deputado.

O deputado se comprometeu em levar os encaminhamentos da audiência à bancada federal do Tocantins em Brasília.

“O projeto não atende a nossa realidade enquanto estudantes, disse o estudante secundarista, Bernardo Adler. Ele ainda disse que “o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não está adaptado para o novo ensino médio”.

O promotor de Justiça Benedicto de Oliveira citou que a ampliação da carga horária é um dos problemas para a implementação do novo ensino médio. “E como fazer com os estudantes do ensino noturno, que trabalham durante todo o dia? É algo que precisamos refletir”, frisou.

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Evandro Borges, defendeu o novo ensino médio. Enquanto que a representante da Seduc, Celestina Maria Souza, disse que “a implementação nos mostra que têm muitos ajustes necessários a serem feitos e a Seduc está à disposição do debate para fazer o melhor pela Educação”.

A audiência pública integra as atividades da 24° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).