Nota do Sintet rebate fala do vereador Rogério Freitas (PSD) “o Sintet continua forte e aguerrido”, já o vereador precisa atuar mais na sua função

12/05/2023 12/05/2023 15:27 580 visualizações

Contrapondo a fala do vereador Rogério Freitas (PSD) em seu pronunciamento na sessão de quinta-feira, 11, na Câmara Municipal, onde ele disse que “o jeito Cinthia de governar anulou até o Sintet”, relembramos ao parlamentar devido ao seu lapso notório, que além de legislar, a função de fiscalizar as ações do Poder Executivo é do vereador. Segundo previsto em lei é dever do vereador fiscalizar as contas da prefeitura de forma a inibir a existência de obras superfaturadas e/ou atrasadas e controlar diretamente os atos do Poder Executivo.

Já o papel do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), enquanto sindicato representante dos trabalhadores da educação, é defender os direitos da categoria, o reajuste do piso, a data-base, ganho real e a valorização da carreira da categoria (formação e progressão). E isso tem sido feito, inclusive fomos às ruas no último dia 26 de abril, com um grande ato público na porta da Prefeitura, do Palácio e da Assembleia Legislativa onde cobramos os direitos devidos aos servidores públicos municipais e estaduais.

Onde o vereador estava que não denunciou antes as contas da prefeitura de Palmas? Explique para a população de Palmas a leniência de sua fiscalização.

O Sintet avisa que continua “forte e aguerrido”, sempre atuante na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, não só no município de Palmas, mas em diversos outros municípios e também no âmbito da rede estadual, dos ativos e aposentados, ao contrário do vereador que ao que tudo indica começou o ano legislativo agora.

O Sintet começou sua agenda de lutas no dia 07 de janeiro, bem antes da abertura do ano letivo de 2023. Neste período já enviou dezenas de ofícios para a Secretaria Municipal de Educação de Palmas, para o Planejamento e à Prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan, todos os expedientes cobrando as pautas da educação: o pagamento do reajuste do piso e sua implementação na carreira do magistério; a eleição para diretor de escola e a aprovação da reformulação do PCCR, os últimos dois inclusive aguardam votação na Câmara Municipal.

O vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse deveria ser o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

O Sindicato continua sua luta na vanguarda pela defesa da categoria e está à disposição para o debate das reivindicações e direitos da educação junto ao Poder Legislativo e ao Executivo.

Presidente do Sintet, José Roque Santiago e Diretoria Executiva do Sintet.
Presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.