O Sintet Regional de Gurupi realizou nesta sexta-feira, 12 de maio, em parceria com a Associação de Professores Universitários de Gurupi (APUG – Seção Sindical – Andes –SN), uma “Jornada de Mobilização Sobre Assuntos de Aposentadoria”, no auditório Laudete Aires, na Sede da APUG.
O encontro faz um caminho histórico das reformas no sistema previdenciário brasileiro e seus impactos na aposentadoria dos servidores públicos tanto para osRegimes Próprios de Previdência Social, destinados aos servidores públicos efetivos quanto para o Regime Geral de Previdência Social, que é destinado aos demais trabalhadores.
Para a presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina, o evento teve como objetivo trazer esclarecimentos ao trabalhadores e trabalhadoras da educação sobre as novas mudanças nos Regimes de Previdência Social após a Reforma da Previdência aprovada pelo presidente Bolsonaro em 2019.
“A nova Reforma da Previdência juntou a aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade, e ainda aumentou a idade mínima para homens e mulheres o que trouxe grandes impactos para a classe trabalhadora, este encontro permite ao trabalhador tirar suas dúvidas e analisar o impacto na sua aposentadoria”, disse Gabriela.
A jornada contou com três palestras sendo:
1. Histórico das contrarreformas que afetaram servidores e servidoras ao longos dos anos, minstrada pelo assessor jurídico do ANDES-SN, Leandro Madureira
2. Aposentadoria no Sistema Previdenciário Estadual, com o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Silvanio Mota;
3. Regime Previdenciário de Gurupi, com o professor de Direito e ex-presdente do GurupiPrev, Adilar Daltoe e o Procurador do do GurupiPRefv, Sylmar Riberio Brito.
O evento também tirou dúvidas sobre a proposta de Reforma da Previdência do governo estadual que afeta os servidores públicos estaduais e pensionistas.