Sintet e APUG realizam Jornada de Mobilização Sobre Assuntos de Aposentadoria” em Gurupi

12/05/2023 12/05/2023 16:22 340 visualizações

O Sintet Regional de Gurupi realizou nesta sexta-feira, 12 de maio, em parceria com a Associação de Professores Universitários de Gurupi (APUG – Seção Sindical – Andes –SN), uma “Jornada de Mobilização Sobre Assuntos de Aposentadoria”, no auditório Laudete Aires, na Sede da APUG.

O encontro faz um caminho histórico das reformas no sistema previdenciário brasileiro e seus impactos na aposentadoria dos servidores públicos tanto para osRegimes Próprios de Previdência Social, destinados aos servidores públicos efetivos quanto para o Regime Geral de Previdência Social, que é destinado aos demais trabalhadores.

Para a presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina, o evento teve como objetivo trazer esclarecimentos ao trabalhadores e trabalhadoras da educação sobre as novas mudanças nos Regimes de Previdência Social após a Reforma da Previdência aprovada pelo presidente Bolsonaro em 2019.

“A nova Reforma da Previdência juntou a aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade, e ainda aumentou a idade mínima para homens e mulheres o que trouxe grandes impactos para a classe trabalhadora, este encontro permite ao trabalhador tirar suas dúvidas e analisar o impacto na sua aposentadoria”, disse Gabriela.

A jornada contou com três palestras sendo:

1.   Histórico das contrarreformas que afetaram servidores e servidoras ao longos dos anos, minstrada pelo assessor jurídico do ANDES-SN, Leandro Madureira

2.   Aposentadoria no Sistema Previdenciário Estadual, com o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Silvanio Mota;

3.   Regime Previdenciário de Gurupi, com o professor de Direito e ex-presdente do GurupiPrev, Adilar Daltoe e o Procurador do do GurupiPRefv, Sylmar Riberio Brito.

O evento também tirou dúvidas sobre a proposta de Reforma da Previdência do governo estadual que afeta os servidores públicos estaduais e pensionistas.